Exposição retrata diversidade da comunidade africana e afrodescendente

africano

Exposição do fotojornalista José Sérgio “Presente! Africanos e afrodescendentes no Porto” mostra um primeiro registo fotográfico dos modos de existência de uma comunidade ainda pouco conhecida e reconhecida na cidade.

Neste sábado (31), pelas 16 horas, inaugura-se a exposição Presentes! Africanos e Afrodescendentes no Porto no Mira Fórum, em Campanhã, no Porto, onde fica patente até 23 de Dezembro. A exposição reúne ao todo 40 fotografias que pretendem constituir um primeiro registo fotográfico da actual presença africana e afrodescendente no Porto, documentando uma comunidade que parece estar em franco crescimento e em franca diversificação, apesar da escassez de instrumentos estatísticos e/ou sociológicos capazes de mensurar e caracterizar este fenómeno relativamente recente.

Este projecto deseja contribuir para a crescente visibilidade e plena inscrição no espaço público de uma comunidade que, embora não possuindo a dimensão, a solidez ou a organização formal e informal da presença africana e afrodescendente da Área Metropolitana de Lisboa, é cada vez mais inegavelmente parte do tecido social, cultural e político da cidade.

Foto: Divulgação

À luz do debate recente acerca da inclusão de uma pergunta sobre a origem étnico- racial da população portuguesa no próximo Censos 2021, considera-se pertinente fixar a diversidade dos modos de existência de uma comunidade ainda pouco conhecida e pouco reconhecida, contrariando o estereótipo de que o Porto se manteve imune aos fluxos migratórios oriundos do continente africano e, em particular, dos países sujeitos à colonização portuguesa.

Para esse efeito, o trabalho de campo procurou rastrear não só os cidadãos que dão corpo a esta presença, mas também os lugares, os circuitos, as rotinas e os rituais que a definem, tendo em vista uma exposição que, mais do que uma soma de retratos individuais, propõe um retrato colectivo, certamente incompleto e aberto a actualizações, de uma comunidade fluida e plural. Às imagens que constituem o núcleo duro de “Presentes! Africanos e Afrodescendentes no Porto”, deverão juntar-se pequenos depoimentos e registos sonoros, dando voz à presença silenciosa que se pretende documentar.

O trabalho final a apresentar no Mira Fórum é o corolário deste processo de aproximação e de descoberta, desencadeado por um recente integrante desta comunidade também à procura do seu lugar na cidade — um processo necessariamente colaborativo, e que se deseja mais intuitivo do que exaustivo, mais afectivo do que estatístico ou sociológico.

A exposição far-se-á, porém, acompanhar de um programa de debates e visitas guiadas que possam ancorar a realidade documentada no contexto mais amplo da investigação académica e do trabalho institucional ou associativo que em Portugal se
vem desenvolvendo em torno destes tópicos.

Presente! Africanos e afrodescendentes no Porto”, de José Sérgio

De 31 de outubro a 23 de dezembro de 2020

Mira Fórum

Rua de Miraflor, 155
Porto
4300-334