Festin 2020 – 11º Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa

Em formato presencial e online, o Festin 2020 retorna com sessões competitivas de ficção, documentário e curtas-metragens com países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

O ano ainda não acabou e embora tenha sido um tanto disruptivo, um dos festivais de cinema mais representativos sobre a língua portuguesa vai acontecer. Em parceria com a Mostra de Cinema da América Latina, no Cinema São Jorge e, de maneira inédita, também online, no FESTin inaugura nesta quarta (9) e segue até o dia 30 de dezembro.

O FESTin é organizado pela ASCULP – Associação Cultura e Cidadania da Língua Portuguesa e realizado pela Padrão Actual, com correalização de Inspire Mídia (Brasil), parceria estratégica da Câmara Municipal de Lisboa – EGEAC, e coprodução do Cinema São Jorge.

Nesta edição, o FESTin 2020 acontecerá em dois momentos. O Cinema São Jorge acolhe o Festival nos dias 9, 13 e 14 de dezembro e a plataforma de streaming FESTin ON acolhe online e gratuitamente de 15 a 30 de dezembro, quase 50 títulos.

São ao todo 22 longas metragens e 31 curtas, inéditas em Portugal, formadas pelas Mostras Competitivas (Ficção, Documentário e Curtas), Mostra Cinema Brasileiro e Mostra FESTinha, que abrangem temas como direitos humanos, inclusão social, política e artes visuais. A diversidade dos filmes são representados por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal.

FESTin 2020

Mostra Competitiva Ficção

Cinco filmes brasileiros e um português fazem parte da competição 2020.

Mostra Competitiva Documentário

A competição de documentários reúne obras de Brasil, Portugal, Moçambique e GuinéBissau, mantendo-se fiel à sua diversidade.

Mostra Competitiva Curtas

Curtas-metragens dos mais diversos países de língua portuguesa reúnem jovens talentos e veteranos consagrados.

Mostra Cinema Brasileiro

Composta por quatro longas-metragens de ficção, três documentários e cinco curtas-metragens, sendo uma delas coprodução de Brasil com Senegal.

Mostra FESTinha

A mostra dedicada aos miúdos neste ano conta com oito curtas e um média para público de 6 a 12 anos de idade.

FESTin ON

Em http://festin-festival.com/festin-on, a nova plataforma de streaming criada para o Festival, serão disponibilizados gratuitamente, mediante cadastro do usuário, cerca de 50 títulos. O acesso estará liberado apenas em sete países de língua portuguesa: Portugal, Cabo Verde, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste, de 15 a 30 de dezembro.

FESTin ON – Debates e lançamentos

Neste ano, o Conexões FESTin, encontro de realizadores e produtores audiovisuais dos países de língua portuguesa, decorre totalmente online, no FESTin ON. Debates e lançamentos compõem a programação. Dentre as conversas online previstas estão o Lançamento do Fórum dos Festivais e Mostras de Cinema Brasileiro no Exterior; A Cultura Brasileira na Diáspora Portuguesa; José Aparecido de Oliveira, o Maior Mineiro do Mundo;

FESTin ON

De 15 a 30 de dezembro de 2020
Visualização online dos filmes: GRATUITA
http://festin-festival.com/festin-on/

Cinema São Jorge
Dias 9, 14 e 15 de dezembro de 2020
Morada: Av. da Liberdade, 175
Tel: 21 310 3400

Ingressos: vendas em https://ticketline.sapo.pt e nas bilheteiras do São Jorge a partir de
3 de dezembro
Valores: 4,50 € sessões regulares / 4,00 € para menores de 30 anos e maiores de 65 anos
Horário bilheteira: 13h, até 30 min antes do início da última sessão
Sala Manoel de Oliveira: 414 lugares marcados
Sala 3: 103 lugares marcados

Veja o programa completo AQUI.