Quorum Ballet apresenta espectáculo inspirado na China

quorum ballet

Quorum Ballet apresenta espectáculo inspirado numa viagem pela cultura chinesa através de um olhar ocidental no Centro Cultural Belém.

Nesta sexta (18), pelas 19 horas, os bailarinos Quorum Ballet apresentam espectáculo de direção artística, conceito e coreografia de Daniel Cardoso e recebem a coreógrafa convidada Xie Xin para uma apresentação inspirada numa viagem pela cultura chinesa através de um olhar ocidental, no Centro Cultural Belém – CCB.

Em consonância com a antiga tradição portuguesa de viajar ao redor do mundo, o Quorum Ballet foi viajar à China e trouxe os seus «baús» cheios de referências, influências, expectativas, conhecimento e história. Esta peça revela a encruzilhada das nossas histórias e dos artistas chineses com quem nos encontrámos e trabalhámos. Esta emocionante jornada e reunião forneceram a centelha criativa para o nosso trabalho. «O valor das coisas não é o tempo que elas duraram, mas a intensidade com que elas ocorrem. É por isso que há momentos inesquecíveis e pessoas únicas!» Fernando Pessoa

O nosso espetáculo, tal como a produção original do Ballet Russes, busca romper com a tradição – sendo a tradição aqui a peça musical de Stravinsky e a coreografia de Nijinsky. A peça é uma viagem inspirada na cultura chinesa através de um olhar ocidental. A principal inspiração para esta criação vem do Exército de Terracotta de Qin Shi Huang.

 

FICHA TÉCNICA QUORUM BALLET

Direção artística, conceito e coreografia Daniel Cardoso
Coreógrafa Convidada Xie Xin
Bailarinos Quorum Ballet
Dramaturgia Pedro Alves
Música Igor Stravinsky
Música original Jorge Silva
Ballet Master Rui Reis e Kim Potthoff
Desenho de Luz Rui Daniel e Daniel Cardoso

Espaço cénico Hugo F. Matos e Daniel Cardoso

Figurinos Li Kun e Maria Monte
Vídeo Ricardo Reis
Equipa Técnica Rui Daniel e Marco Dias
Produção Raquel Vieira de Almeida
Relações públicas Maria Dolores Espírito Santo
Direção Financeira Cristina Bernardino
Comunicação Carina Guerreiro