Bacalhau é debatido no fecho da exposição O Mar É a Nossa Terra

Como é que as circunstâncias ambientais e ecológicas dão forma e sentido às práticas de construção da paisagem e da arquitetura? Como é que o bacalhau constrói o espaço em que vivemos?

Para ampliar as hipóteses abertas pela exposição O Mar É a Nossa Terra, o Centro Cultural de Belém/Garagem Sul está a organizar um debate em que aproxima as culturas da pesca e do ambiente construído entre Portugal e a Noruega a respeito do Bacalhau.

O debate centra-se nas relações dinâmicas entre os ecossistemas marinhos e o ambiente construído, permitindo compreender como as cidades e os territórios portuários de Portugal e da Noruega se transformaram em função das práticas de pesca, dos processos tecnológicos de processamento do pescado e do impacto da atividade humana nos ecossistemas marinhos. O programa de intercâmbio vai permitir a realização de conferências nos dois países e a publicação dos resultados, em mais um volume dos Cadernos da Garagem.

Esta sessão vai combinar duas apresentações numa conversa em torno do bacalhau. Karl Otto Ellefsen, professor na Escola de Arquitetura e Design de Oslo, vai apresentar as várias etapas e processos de urbanização associados à pesca do bacalhau no norte da Noruega. André Tavares, co-curador da exposição e programador da Garagem Sul, trará alguns exemplos de construção equivalentes na Terra Nova e em Portugal. À conversa com Diego Inglez de Souza, regressa-se à questão fundamental da exposição: como é que as circunstâncias ambientais e ecológicas dão forma e sentido às práticas de construção da paisagem e da arquitetura? Como é que o bacalhau constrói o espaço em que vivemos?

Este debate está inserido no programa Arquitetura do Bacalhau, financiado pelos EEA Grants Portugal através do Fundo para Relações Bilaterais e vai permitir aproximar investigações em curso na Escola de Arquitetura da Universidade do Minho que integra o Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT) e na Escola de Arquitetura e Design de Oslo.

 

Debate de encerramento da exposição O Mar É a Nossa Terra

CCB ▪ 9 janeiro ▪ 11h00 ▪ Garagem Sul + transmissão online em direto

Idioma do evento: inglês

Pode assistir ao debate presencialmente na Garagem Sul ou através da transmissão em direto nesta página.