Cruzamentos literários é o podcast das literaturas em língua portuguesa

O novo podcast Cruzamentos literários é lançado nesta quinta e aborda importantes escritores e a maneira como pensam o mundo, a literatura, e o universo da língua portuguesa.

Em parceria com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., a Fundação Calouste Gulbenkian e a Associação Oceanos, lançam nesta quinta feira (21) de janeiro de 2021, um novo podcastCruzamentos literários”. O podcast aborda importantes escritores e a maneira como pensam o mundo, a literatura, e o universo da língua portuguesa.

Os episódios quinzenais, sempre às quintas-feiras, estarão disponíveis no Spotify. Durante o primeiro semestre de 2021, serão apresentados 12 podcasts com quatro curadores de diferentes nacionalidades conversando com 12 escritores de cinco países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal.

No primeiro episódio, a jornalista, escritora e curadora portuguesa Isabel Lucas conversa com a escritora moçambicana Paulina Chiziane. O podcast é ilustrado com leituras de passagens das obras de Chiziane, pela escritora brasileira Veronica Stigger.  Ao longo da série, Isabel Lucas conversa ainda com os escritores brasileiros Cristovão Tezza e Noemi Jaffe.

Primeira mulher moçambicana a publicar um romance, Paulina Chiziane, 65 anos, escreve sobre temas que mostram a pluralidade do país, ancorados na tradição oral. Niketche trata o tema da poligamia de uma forma que quebra tabus e mostra a diversidade cultural e geográfica de Moçambique. Nele, de uma forma nada panfletária, apela à solidariedade entre mulheres numa sociedade dominada pelos homens.

O segundo episódio é apresentado pelo jornalista, crítico literário e curador brasileiro Manuel da Costa Pinto, em diálogo com o escritor português Mário de Carvalho. As leituras são da atriz e jornalista Carmem Morentzsohn. Na série, Manuel da Costa Pinto conversa também com o poeta cabo-verdiano José Luiz Tavares e com o ficcionista angolano José Eduardo Agualusa.

O terceiro episódio é apresentado pelo escritor e poeta angolano Ondjaki, que conversa com a escritora brasileira Ana Maria Gonçalves. As leituras ficam por conta da slammer e pesquisadora brasileira Roberta Estrela D’Alva. A série traz ainda diálogos de Ondjaki com o escritor português José Luis Peixoto e com o poeta moçambicano Mbate Pedro.

O quarto episódio é apresentado pela professora brasileira de literaturas africanas Rita Chaves, que conduz a conversa com o escritor angolano Pepetela. As leituras são do poeta brasileiro Ricardo Aleixo. Ao longo da série, Rita Chaves conversa também com o escritor brasileiro Milton Hatoum e com a escritora portuguesa Dulce Maria Cardoso.

Os diálogos de “Cruzamentos literários” procuram dar a conhecer o modo como os escritores convidados – ficcionistas e poetas que têm contribuído com a produção contemporânea em língua portuguesa – partilham a herança cultural do idioma e valorizam sua plurinacionalidade. O que os aproxima e o que os afasta?

O podcast “Cruzamentos Literários” integra a Programação Cultural da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

Programação do podcast “Cruzamentos literários”

CRUZAMENTOS LITERÁRIOS
DATA ESCRITOR(A) CURADOR(A) LEITOR(A)
Quinta-feira, 21/01 Paulina Chiziane (MZ) Isabel Lucas Veronica Stigger
Quinta-feira, 04/02 Mário de Carvalho (PT) Manuel da Costa Pinto Carmem Morentzsohn
Quinta-feira, 18/02 Ana Maria Gonçalves (BR) Ondjaki Roberta Estrela D’Alva
Quinta-feira, 04/03 Pepetela (AO) Rita Chaves Ricardo Aleixo
Quinta-feira, 18/03 Cristovão Tezza (BR) Isabel Lucas Veronica Stigger
Quinta-feira, 01/04 José Luiz Tavares (CV) Manuel da Costa Pinto Ricardo Aleixo
Quinta-feira, 15/04 José Luís Peixoto (PT) Ondjaki Ronaldo Bressane
Quinta-feira, 29/04 Milton Hatoum (BR) Rita Chaves Ricardo Aleixo
Quinta-feira, 13/05 Noemi Jaffe (BR) Isabel Lucas Veronica Stigger
Quinta-feira, 27/05 José Eduardo Agualusa (AO) Manuel da Costa Pinto Ronaldo Bressane
Quinta-feira, 10/06 Dulce Maria Cardoso (PT) Rita Chaves Carmem Morentzsohn
Quinta-feira, 24/06 Mbate Pedro (MZ) Ondjaki Roberta Estrela D’Alva