Para além da exibição dos filmes, um passatempo com oferta de packs DVD de grandes nomes da História do Cinema está a decorrer até 15 de fevereiro.
No ano passado, quando o primeiro confinamento forçou o fechamento das salas de cinema, a Medeia Filmes contribuiu para o bem estar social e organizou um programa de exibição de filmes online grátis, através da Quarentena Cinéfila.
Com uma resposta positiva do público, a Medeia Filmes – casa que há mais de 20 anos exibe cinema europeu e independente com enfoque nas produções nacionais – trouxe novamente a Quarentena Cinéfila, em colaboração com a Leopardo Filmes, entretanto com exibição de filmes singulares.
Os filmes selecionados voltam em um programa mais que especial neste confinamento prolongado em 2021. Cinco filmes preciosos cinematográficos distintos abriram o lançamento da Quarentena Cinéfila – Raridades no final deste janeiro. O filme Alguns Dias em Setembro, de Santiago Amigorena, encerra a primeira fase do programa e encontra-se disponível até às 11h59 desta quinta-feira (11).
Nesta mesma quinta (11), a Medeia Filmes dá seguimento à segunda fase do programa Quarentena Cinéfila – Raridades. São mais cinco filmes excepcionais a serem exibidos duas vezes por semana: EU E TU (2012), de Bernardo Bertolucci; A UMA HORA INCERTA (2015), de Carlos Saboga; ROAD TO NOWHERE – SEM DESTINO (2010), de Monte Hellman; BOOM FOR REAL – A ADOLESCÊNCIA TARDIA DE JEAN-MICHEL BASQUIAT (2017), de Sara Driver; e ASAS (1966), de Larisa Shepitko.
Para além da exibição dos filmes online grátis, a Medeia Filmes, em parceria com a Leopardo Filmes, oferece packs DVD de grandes nomes da História do Cinema aos seus espectadores. Para participar é preciso ter até 25 anos de idade e partilhar uma crítica de cinema a um dos filmes da Quarentena Cinéfila – Raridades (até 5 mil caracteres com espaços) ou uma crítica geral de todos os filmes desta primeira fase (até 10 mil caracteres com espaços). Confira aqui o regulamento.
Quarentena Cinéfila Raridades – Filmes online grátis
A partir de 11 de Fevereiro
EU E TU (2012), de Bernardo Bertolucci
Com: Jacopo Olmo Antinori, Tea Falco, Sonia Bergamasco
Lorenzo é um jovem solitário de 14 anos, diferente dos outros. Um dia, engana os pais e falta a uma viagem escolar para realizar o sonho de se esconder numa cave abandonada do prédio onde mora. Durante uma semana, pode finalmente evitar todos os conflitos e as pressões e comportar-se como um adolescente dito normal. A chegada inesperada da meia-irmã Olivia vai mudar tudo.
Disponível a partir das 12:00h de dia 11 de Fevereiro, até às 11:59h de dia 15
A partir de 15 de Fevereiro
A UMA HORA INCERTA (2015), de Carlos Saboga
Com: Joana Ribeiro, Paulo Pires, Judith Davis, Grégorie Leprince-Ringuet
- No Portugal salazarista, dois refugiados franceses, Boris e Laura, são presos. O inspector Vargas, sentindo-se atraído pela jovem mulher, decide escondê-los em sua casa: um hotel vazio onde vive com a filha, Ilda, e a mulher, gravemente doente. Ilda descobre a presença dos refugiados e, consumida pelo ciúme, tenta fazê-los desaparecer a todo o custo…
Disponível a partir das 12:00h de dia 15 de Fevereiro, até às 11:59h de dia 18
A partir de 18 de Fevereiro
ROAD TO NOWHERE – SEM DESTINO (2010), de Monte Hellman
Com: Tygh Runyan , Dominique Swain, Shannyn Sossamon, John Diehl
Um cineasta encontrou a matéria perfeita para a sua obra-prima: a história verídica da bela e misteriosa Velma Duran. Mas ao recriar o cenário trágico da sua morte, o jovem realizador percebe que nada sobre este caso é o que parece…
Disponível a partir das 12:00h de dia 18 de Fevereiro, até às 11:59h de dia 22
A partir de 22 de Fevereiro
BOOM FOR REAL – A ADOLESCÊNCIA TARDIA DE JEAN-MICHEL BASQUIAT (2017), de Sara Driver
Um documentário que retrata os anos anteriores à fama do célebre artista americano Jean-Michel Basquiat, e a forma como a cidade de Nova Iorque, os seus habitantes, e as mutações da cultura artística de finais da década de 1970 e inícios da de 1980 moldaram a sua visão.
Disponível a partir das 12:00h de dia 22 de Fevereiro, até às 11:59h de dia 25
A partir de 25 de Fevereiro
ASAS (1966), de Larisa Shepitko
Com: Maya Bulgakova, Sergey Nikonenko, Zhanna Bolotova, Pantelejmon Krymov
Nadezhda Petrukhina viveu em tempos dias gloriosos como piloto durante a Segunda Guerra Mundial. Agora, como directora de uma escola, lida com o sufoco e o aborrecimento do dia-a-dia.
Disponível a partir das 12:00h de dia 25 de Fevereiro, até às 11:59h de dia 1 de Março