Cinemateca Portuguesa reabre as portas

Em maio o ciclo “Clássicos do Cinema Coreano” é concluído e “Os Mares da Europa” iniciado na Cinemateca Portuguesa.

Na segunda-feira 19 de abril, a sede da Cinemateca Portuguesa, situada na Barata Salgueiro, finalmente volta a exibir as sessões de cinema, entretanto em etapas.

Isto ocorre devido aos horários de funcionamento autorizados e outras questões relacionadas aos contactos internacionais para a organização dos diferentes ciclos. Por isso, a reabertura da sala M. Félix Ribeiro será feita em dois tempos, respetivamente entre 19 e 30 de abril e a partir do dia 3 de maio.

Cinemateca Portuguesa – De 19 a 30 de abril

No primeiro destes períodos, serão apresentadas duas sessões diárias nas tardes de segunda a sexta-feira e uma sessão ao sábado de manhã, sendo o programa desenhado em torno de três eixos principais: sessões dedicadas à divulgação de trabalhos laboratoriais recentes da Cinemateca Portuguesa; sessões articuladas com o lançamento de edições (da Cinemateca e não só); um conjunto de sessões individuais de antecipação de alguns dos principais ciclos que estão previstos para os meses de programação subsequentes (ainda em 2021 ou, em função das condições de funcionamento entretanto estipuladas, na primeira parte de 2022).

Cinemateca Portuguesa – A partir de 3 de maio

Por sua vez, o programa a iniciar a 3 de maio (no qual o número de sessões diárias será objeto de anúncio posterior), marcará então a retoma da programação antes prevista e em parte interrompida, antes de mais com a conclusão do ciclo “Clássicos do Cinema Coreano” e o arranque do ciclo “Os Mares da Europa”, organizado por ocasião da Presidência Portuguesa do Conselho da UE. 

cinemateca portuguesa
Foto: Filme SOPYONJE – Ciclo Clássicos do Cinema Coreano 

CINEMATECA JÚNIOR, NO PALÁCIO FOZ, EM LISBOA:
 
No dia 5 de abril reabrirá a Cinemateca Júnior, inicialmente com o serviço de visita livre à Exposição Permanente (entrada gratuita, ainda com limitações no acesso a alguns dispositivos interativos, tendo em conta as disposições da DGS.). Será também possível solicitar a realização de visitas guiadas para grupos restritos, mediante marcação prévia.

Quanto à programação dos Sábados em Família, essa vertente regressará ao Palácio Foz no dia 24 de abril com uma sessão especial dedicada ao 25 de Abril, sendo depois retomada, a par do conjunto das atividades regulares da Cinemateca Júnior, a partir de dia 8 de maio (sempre em conformidade com as disposições da DGS em vigor).
 
CENTRO DE CONSERVAÇÃO DO ANIM, NO CONCELHO DE LOURES:
 
Por motivos relacionados com a remodelação de uma parte das instalações, o serviço de visionamentos in loco será retomado apenas no próximo dia 12 de abril. Quanto ao serviço de cedência temporária de cópias, que não foi interrompido durante o confinamento, prossegue nos termos habituais.
 
———————–