Juliana Matsumura inaugura a exposição Corpo-Fumo em Lisboa

A artista utiliza a gravura, o vídeo, a instalação e a fotografia para dar forma a um complexo corpo de ideias em exposição a ser inaugurada pelo Coletivo Tarimba.

 

Na próxima quinta (8), pelas 15 horas, o Coletivo Tarimba apresenta exposição individual da artista nipo-brasileira Juliana Matsumura, “Corpo-Fumo,” no Espaço Cultural das Mercês, no Príncipe Real, em Lisboa. Na quinta posterior ao da inauguração (15), haverá conversa com a artista e lançamento de catálogo da exposição.

 

Corpo-Fumo

A riqueza estética do trabalho de Juliana Matsumura apreende o olhar de imediato. A complexidade das linhas, as fronteiras construídas entre as tonalidades e as sobreposições provocadas pelo emprego de diferentes materiais são o convite perfeito para conhecer melhor o universo dessa que é uma das artistas mais completas e multidisciplinares que o Coletivo Tarimba teve a oportunidade de colaborar. A diversidade dos materiais e técnicas trabalhadas em diferentes linguagens como a gravura, o vídeo, a instalação e a fotografia dão forma a um complexo corpo de ideias que exploram as intersecções criadas pelo encontro de dualidades. Quais são os pontos de passagem entre o material e o espiritual, entre o natural e o artificial? O que acontece no limite entre memória e esquecimento, entre a luz e a escuridão, entre o início e o fim? O trabalho de Juliana Matsumura convida-nos a refletir sobre transmutações inevitáveis, sobre a impermanência das coisas e da vida, evocando relações entre temas como a natureza, a espiritualidade e a ancestralidade.

 

Juliana Matsumura

Juliana Matsumura (Mogi das Cruzes, 1993) é artista nipo-brasileira. Concluiu o Curso de Desenho do Ar.Co (2017), tendo frequentado a Licenciatura em Design Têxtil e de Moda da Universidade de São Paulo. Atualmente estuda Artes e Humanidades pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, participa do grupo de acompanhamento crítico em arte contemporânea NowHere e é membro do grupo de práticas focadas em desenho contemporâneo Risco Coletivo. O desenho é o principal meio de expressão, mas também desenvolve pesquisa em instalação e vídeo. Das exposições que participou destacam-se: GRÃO – Residência Artística na Antiga Capitania de Aveiro (2020); Surgit (individual) no NowHere; Mostra Jovens Criadores 2018 na NOVA SBE, Carcavelos (2019); Evocatório na Galeria MUTE, Lisboa (2018); Platform for Emerging Arts #18 na Leyden Gallery, Londres (2018) e Encontros do Olhar no Instituto Tomie Ohtake, São Paulo (2016). Vive e trabalha em Lisboa.

 

 

CORPO-FUMO, de Juliana Matsumura

8 de Abril de 2021, 15h00 (Inauguração)

15 de Abril de 2021 (Conversa com a Artista e Lançamento de Catálogo da Exposição)

Local: Espaço Cultural das Mercês, Príncipe Real

R. Cecílio de Sousa 94, 1200-100 Lisboa

Curadoria: Tarimba Coletivo

 

Funcionamento: de 8 Abril a 27 Abril 2021

segunda a sexta das 14h00 às 20h00

sábados e domingos encerrados

Entrada: Gratuita