Árvore dos Agostinhos tem apresentação com sessão extra no MNSR

A sessão abordará o contexto geográfico e temporal de produção das duas pinturas a dar visibilidade aos trabalhos de conservação e restauro a que foram sujeitas.

O Museu Nacional de Soares dos Reis – MNSR encerra em abril a iniciativa “1 Peça, 1 Mês”, com a apresentação da “Árvore dos Agostinhos” em pinturas da Igreja de São João Novo.

Durante 30 minutos, um conservador do Museu explica a origem e a história de cada obra, e leva os participantes a uma viagem ao passado.

A sessão abordará o contexto geográfico e temporal de produção das duas pinturas Árvore dos Agostinhos, situando-as num quadro internacional de representações congéneres e dará visibilidade aos trabalhos de conservação e restauro a que foram sujeitas.

Estando as datas inicialmente previstas esgotadas, e tendo presente objetivos de uma maior abertura ao público, comunica-se a realização de uma sessão extra no próximo dia 16 de abril, às 18h00.

“Árvore dos Agostinhos

Árvore dos Agostinhos

Inscrições obrigatórias e sujeitas a confirmação

Limitado a 10 participantes

E-mail: [email protected]

 

1 PEÇA, 1 MÊS

Local: Museu Nacional de Soares dos Reis

Palácio dos Carrancas
Rua D. Manuel II
4050 – 342 Porto
Portugal
Coord. GPS: 41.147709, -8.621550

16/11 – 18H00-18H30

 

Museu Nacional de Soares dos Reis

O Museu Nacional de Soares dos Reis é o primeiro museu público de arte do país, tendo sido fundado em 1833 sob a égide do liberalismo. Destinou-se a recolher os bens confiscados aos conventos abandonados do Porto e aos extintos de fora do Porto (mosteiros de S. Martinho de Tibães e de Santa Cruz de Coimbra). O saque decorreu durante a guerra civil que opôs absolutistas e liberais, chefiados pelo regente D. Pedro, duque de Bragança.

A última década do século XX, na sequência da criação do Instituto Português de Museus, assinala o projecto de remodelação do Museu Nacional de Soares dos Reis da autoria do arquitecto portuense Fernando Távora. Visou melhorar a exposição permanente e o alargamento dos espaços de reserva, a criação de áreas de exposições temporárias, auditório, zonas de lazer e serviços. A preservação e o estudo das colecções, a divulgação cultural e a actividade do serviço de educação, com apoio de uma sala multimédia, configuram um enquadramento novo em matéria da salvaguarda do património e acção educativa do Museu.