São vários formatos e suportes baseados em performance, fotografia e filme apresentados na exposição Entretecido | Interlace.
Nesta quinta (8), os jardins do Palácio Pimenta recebem trabalhos de 26 artistas para a exposição Entretecido | Interlace. Com curadoria de Tobi Maier, a exposição fica patente até 6 de junho de 2021, no Pavilhão Branco.
A exposição Entretecido | Interlace no Pavilhão Branco apresenta o trabalho de 26 artistas que consideram a estética e a política do têxtil. Participam da exposição os artistas: Ana Silva, André Sousa, Ani Schulze, Axel Stockburger, Ben van Meter / Alexandra Hart, Cecilia Vicuña, Clemente Padín, Coletivo Siroco, Constança Entrudo, E.M. de Melo e Castro, Fernando Aguiar, Fernando Marques Penteado, José de Almada Negreiros, Karl Kempton, Leda Catunda, Maria Altina Martins, Melissa Stabile, Mónica de Miranda, Namsa Leuba, Nenad Bogdanović, Paula Baeza Pailamilla, Paula Claire, Paula Rego, Sofia Montanha e Sonia Delaunay.
Devido aos múltiplos confinamentos causados pela situação pandémica, passamos cada vez mais tempo online e isolados. A experiência háptica ganha relevância para manter uma ligação mental com o corporal. A exposição Entretecido | Interlace apresenta e analisa as propriedades materiais têxteis numa tentativa de criar um salto para além da vida imaterial online, ao mesmo tempo que demonstra algumas das ligações que existem entre o reino digital e a vida real.
Embora o foco principal seja nos artistas que trabalham com diferentes formas de têxteis, a exposição apresenta vários formatos, incluindo suportes baseados em performance, fotografia e filme. Para além do levantamento das técnicas de produção têxtil, Entretecido | Interlace tenta abordar algumas das ramificações da produção têxtil na moda, arquitetura, como codificação ou expressão de políticas de identidade ou folclore regional. Estes temas não são exclusivos, mas foram organizados em capítulos para a exposição e podem ser detetados sem aderir às divisões espaciais do Pavilhão Branco.

Pavilhão Branco
O Pavilhão Branco apresenta uma arquitetura neomoderna, tendo surgido numa época em que foram erguidas algumas das fachadas pós-modernistas mais desenvolvidas da cidade. Desenhado pela arquiteta italiana Daniela Ermano, o pavilhão segue uma matriz paralelepipédica medindo cerca de 26m de comprimento, 10m de largura e 10m de altura. Ocupa uma área de implantação de 264,5m2 e é composto por dois pisos, totalizando cerca de 372m2 de espaço expositivo. Com fachadas maioritariamente em vidro, o edifício promove um forte contacto visual com os animais, plantas e árvores dos jardins, deixando o espectador com uma sensação de estar dentro e estar fora ao mesmo tempo.
O Pavilhão Branco apresenta exposições de arte contemporânea desde a sua abertura. Foi integrado nas Galerias Municipais no início de 2010.
Exposição Entretecido | Interlace
Curadoria
Tobi Maier
data
08.04.2021
– 06.06.2021
horário
Terça a sexta: 10h-13h e 14h-18h
Sábado e Domingo: 10h-13h
local
Pavilhão Branco
Jardim do Palácio Pimenta,
Campo Grande,
1700-091 Lisboa