Teatro Municipal Joaquim Benite reabre com Ricardo Ribeiro

Ricardo Ribeiro 2021

Ricardo Ribeiro regressa aos palcos com um espectáculo sonoro acompanhado dos músicos José Manuel Neto, Carlos Manuel Proença e Daniel Pinto.

Nos dias 22 e 23 de Abril, às 20h00, a Sala Principal do Teatro Municipal Joaquim Benite recebe como regresso às atividades, dois concertos do fadista lisboeta Ricardo Ribeiro.

Descrito em 2008 como “The rising star of Fado” pela prestigiada revista britânica Songlines, Ricardo Ribeiro seria aclamado dois anos depois, aquando do lançamento do disco de ouro, Porta do Coração, pela crítica e pelos seus pares.

Em 2013, com o também disco de ouro, Largo da Memória, replicaram-se os elogios na imprensa portuguesa e estrangeira. Em 2015 receberia a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique. Em 2016, ano do lançamento de Hoje é assim, amanhã não sei, a Songlines considerou-o como “a melhor voz masculina do Fado da sua geração”.

Com prémios como Melhor Intérprete Masculino (Fundação Amália Rodrigues, 211), Carlos Paredes (Vila Franca de Xira, 2017), Ricardo Ribeiro traz um novo registo com o álbum Respeitosa Mente (2019), pelo qual recebe o prémio “Melhor Trabalho de Música Popular” da Sociedade Portuguesa de Autores. Com passagem pelo Irão, Jordânia, México, Alemanha, Marrocos, Estados Unidos, França, Espanha, Finlândia e Áustria, entre outros países, Ricardo Ribeiro é presença assídua nas grandes salas de concerto do País e do Mundo.

Com o alaudista Rabih Abou-Khalil (com o CD Em Português e com o projecto para orquestra, voz e percussão Toada de Portalegre), ou com o seu mais recente Respeitosa Mente (2019), em colaboração com o pianista de jazz João Paulo Esteves da Silva e o percussionista norte-americano especializado em ritmos orientais Jarrod Cagwin, é presença assídua nas grandes salas de concerto do País e do Mundo. Respeitosa Mente tem como base a poesia de vários autores, na sua maioria portugueses.

Ricardo Ribeiro

Fadista de “vísceras e emoções” (Expresso), figura consagrada com unanimidade pela crítica, Ricardo Ribeiro destaca-se como um dos mais importantes nomes do fado da actualidade. Nascido em Lisboa em 1981, foi criado no Bairro da Ajuda, tendo começado a cantar aos 9 anos de idade para os amigos. Impulsionado por uma tia, a sua estreia aconteceu aos 12 anos, no Grupo Desportivo A Académica da Ajuda, sendo acompanhado à guitarra por Carlos Gonçalves e à viola por José Inácio, que se tornaria um dos seus mestres.

22 e 23 ABRIL, 2021 | SALA PRINCIPAL
qui e sex às 20h00
Duração: 75min. | M/6
COMPRAR BILHETE

Guitarra portuguesa José Manuel Neto
Viola do Fado Carlos Manuel Proença
Baixo Daniel Pinto
Som Rui Guerreiro
Iluminação Pedro Leston

Teatro Municipal Joaquim Benite
Av. Professor Egas Moniz
2804-503 Almada
+351 21 273 93 60