Portingaloise – Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas de volta

O espectáculo “Auto do Labirinto”, um encontro académico e uma aula sobre repertório coreográfico renascentista estão no programa da VII edição do Portingaloise – Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas.

O PORTINGALOISE – Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas está de volta para a sua 7a edição, cujo Ciclo de Primavera se realiza já no próximo dia 17 de Abril. Promovido pela Kale Companhia de Dança, em parceria com a Portingaloise Associação Cultural e Artística, e direção artística de Catarina Costa e Silva, o Festival contempla as componentes de criação original do Ensemble Portingaloise, investigação/encontro académico e formação em dança histórica.

Devido às condicionantes impostas pela situação sanitária atual, a edição da Primavera acontecerá em formato digital e será gratuita, esperando-se que a edição de Verão aconteça já em formato presencial.

Nesta edição da Primavera, destaque para a reposição d’O Auto do Labirinto (2018) que no dia 17, às 16h00, estará disponível em streaming na página de Facebook do Armazém22. Auto do Labirinto (ou Auto do Amor, uma cocriação entre o Ensemble Portingaloise e Il Dolcimelo), é um espetáculo de dança, música e teatro à volta de repertório do século XVI europeu, composto a partir de textos dramáticos quinhentistas que nos descrevem ambientes e relatam intrigas amorosas.

Com base num extraordinário repertório dramático quinhentista, os personagens – eleitos entre os pares amorosos, o sedutor, a alcoviteira e outros que medram no Paço ou no terreiro – terão os seus serões de corte povoados por danças baixas e altas – pavana, galharda, tordião… – revelando os seus dotes coreográficos e musicais. Não faltam os instrumentos de corte e de folia, indispensáveis para a dança ou para a serenata ao luar. Auto do Labirinto tem texto e direção musical de Isabel Monteiro e direção cénico-coreográfica de Catarina Costa e Silva.

No âmbito académico, entre as 17h00 e as 19h00 vai realizar-se uma Mesa Redonda sobre a reposição do Auto do Labirinto. Participam Isabel Monteiro e Catarina Costa e Silva (responsáveis pela direção musical e cénica do espetáculo) e intérpretes, contando com a moderação da Professora Ana Isabel Buescu (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa), sob a chancela do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de
Coimbra. Será transmitida via streaming através da página de Facebook do Armazém22.

Na componente formativa, será realizada uma aula online, via plataforma Zoom, sobre o repertório coreográfico renascentista abordado no espetáculo. Esta aula acontece entre as 11h e as 13h00 e destina-se a públicos de diferentes faixas etárias e com diferentes níveis de aptidão e experiência em dança. Para a participação nesta aula síncrona, é necessária inscrição prévia.

Esta edição inclui ainda a residência artística de “Balle de las Danças”, que acontece no dia 18, como atividade não pública. A aguardada estreia do espetáculo homónimo acontecerá apenas em setembro 2021, no âmbito do Ciclo de Verão do Festival Portingaloise, que se realiza no Armazém22, Gaia, entre 9 e 12 de setembro.

 

PROGRAMA VII PORTINGALOISE
FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇAS E MÚSICAS ANTIGAS
Ciclo Primavera

17 abril
11h00-13h00

Aula online – Dança Renascentista no Auto do Labirinto
Gratuito com inscrição obrigatória até às 19h00 de 16/04 através do email [email protected]
(após inscrição, será enviado link Zoom para aceder à aula)
16:00-19:00
Auto do Labirinto + Mesa Redonda
streaming Armazém22