Diário inédito de Mário Dionísio é lançado com programa neste 25 de abril

Passageiro Clandestino contempla ao todo quase quatro décadas da vida de Mário Dionísio e lançamento do primeiro volume faz parte do programa especial para o 25 de abril, na Casa da Achada.

Neste domingo (25) de abril, a Casa da Achada – Centro Mário Dionísio preparou um programa especial para celebração da Revolução dos Cravos, que é iniciado logo à meia-noite do dia 24, ou, mais precisamente, à meia-noite e um minuto do dia 25 de Abril, com o programa de escuta «O 25 de Abril – esses dois anos».

O programa foi construído o ano passado, a partir da exposição da Casa da Achada «O 25 de Abril ao ar livre» e com muitas músicas do GAC (Grupo de Acção Cultural) pelo meio. “Mais um ano em que o 25 de Abril não será o que costumava ser na Casa da Achada… mas também este ano não deixaremos de celebrar e de cantar!” reforça a Casa.

Pelas 11h, o Largo da Achada recebe o público presencialmente para o lançamento do primeiro volume do diário de Mário Dionísio, Passageiro Clandestino, até agora inédito. O volume completo do diário contempla a escrita, do artista multifacetado, intermitentemente entre 1950 e 1989.

Este primeiro volume vai de 1950 a 1957 e é acompanhado por um tomo de Notas, da autoria de Eduarda Dionísio, para além da presença de Diana Dionísio, Luís Trindade, João Madeira, Susana Baeta, Clara Boléo, Luís Miguel Cintra, entre outros, nesta apresentação.

Às 16h, a Rádio Paralelo transmitirá um programa todo dedicado ao 25 de abril – Achada na Rádio especial. O programa repete às 20h na Rádio Paralelo e é publicado na página da Casa da Achada no dia seguinte (26).

______________________________________

 

Programa 25 de abril – Casa da Achada

0h01 – Publicação do Programa de Escuta «O 25 de Abril – esses dois anos» em www.centromariodionisio.org

11h – Lançamento do primeiro volume do diário de Mário Dionísio, Passageiro Clandestino, no Largo da Achada.

– Mário Dionísio, Passageiro Clandestino I, com introdução de Eduarda Dionísio, 230 pp. (Colecção Mário Dionísio nº 11)

– Eduarda Dionísio , Notas a Passageiro Clandestino I de Mário Dionísio, 516 pp. (Colecção Mário Dionísio nº 11 A)

16h –  Emissão do programa Achada na rádio, especial 25 de abril, em https://indymedia.pt

20h – Repetição do programa emitido às 16h.

 

Associação Casa da Achada
Rua da Achada, nº 11 r/c – 1100-004 Lisboa

casa da achada