ORPHEA, da dupla Alexander Kluge e Khavn, estreia em 20 de Maio

O mito grego de Orfeu ganha uma versão reinventada que reflete sobre a imigração e a xenofobia.

ORPHEA chega esta quinta-feira ao grande ecrã. O mais recente filme da dupla Alexander Kluge e Khavn é protagonizado por Lilith Stangenberg, no papel que dá nome ao filme, partilhando o ecrã com Ian Madrigal, enquanto Eurydico.

O antigo mito grego de Orfeu que quer trazer de volta sua amada do submundo e que consegue vencer o cão infernal com o poder da música remonta há mais de 2.000 anos.

Esse é transformado e reinventado em uma versão contemporânea, criada pelo grande autor do cinema alemão Alexander Kluge, numa nova colaboração com o prolífico poeta e artista filipino Khavn.

O espírito irrequieto de ambos leva-os a uma abordagem experimental extremamente rica. O filme altera os géneros, e Orfeu é Orphea, uma mulher que desce ao mundo subterrâneo das noites de Manila para salvar o seu amado Eurydiko.

Como se fosse uma opereta de Brecht ao ritmo da música rock, com incursões por mitologias várias e uma estética avant-garde, Orphea reflecte também sobre a imigração e a xenofobia.

ORPHEA integrou a secção Encounters do Festival de Berlim; a Competição Internacional do BAFICI – Festival de Cinema Independente de Buenos Aires; e a Selecção Oficial – Em Competição do LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival, onde se deu a antestreia do filme em Portugal.

O filme estreia em Lisboa, em exclusivo no Cinema Medeia Nimas, onde pode ser visto a partir de dia 20 de Maio.