Gus Van Sant na Cinemateca com filmes dedicados à Andy Warhol

Em Setembro haverá uma retrospetiva e carta branca dedicada a Warhol, em parceria com o Queer Lisboa.

Gus Van Sant vai estar na Cinemateca no próximo mês de setembro para acompanhar uma curta retrospetiva da sua obra, composta por títulos por si escolhidos, e uma carta branca dedicada a Andy Warhol.

Numa iniciativa organizada em colaboração com o festival Queer Lisboa, o realizador norte-americano vai apresentar na Cinemateca cinco dos seus filmes e dois filmes de e sobre um dos principais nomes da arte pop mundial.

A retrospetiva marca o regresso à Cinemateca de Gus Van Sant, um dos nomes fundamentais do cinema independente americano da transição do final dos anos 80 para o início dos anos 90, que em 1995 apresentou em Lisboa a sua primeira longa-metragem (MALA NOCHE) e um conjunto de curtas da sua autoria, em colaboração com o Curtas de Vila do Conde.

Desta vez, a retrospetiva será mais abrangente e incidirá sobre uma vasta carreira que vai da cena independente (MALA NOCHE e MY OWN PRIVATE IDAHO) a filmes consagrados por Hollywood (MILK) e pelos grandes festivais (ELEPHANT, Palma de Ouro em Cannes), passando por obras de encomenda (OUVERTURE OF SOMETHING THAT NEVER ENDED).

A carta branca é dedicada a Andy Warhol, criador da mítica Factory em Nova Iorque, espaço que serve de mote ao primeiro espetáculo musical criado por Van Sant, a apresentar também em setembro no Teatro D. Maria II, em contexto da próxima edição da BoCA – Biennial of Contemporary Arts.

Na Cinemateca serão exibidos os filmes BATMAN DRACULA, assinado por Warhol e inspirado nas aventuras na personagem de BD Batman, e o documentário ANDY WARHOL: A DOCUMENTARY FILM, um retrato do artista plástico da autoria de Ric Burns.

Mais informações serão divulgadas em breve.

 

PROGRAMA PREVISTO – Retrospetiva Gus Van Sant

MALA NOCHE (1986)
MY OWN PRIVATE IDAHO (1991)
ELEPHANT (2003)
MILK (2008)
OUVERTURE OF SOMETHING THAT NEVER ENDED (2020)

 

Carta Branca a Gus Van Sant sobre o Warhol

BATMAN DRACULA (1964)
ANDY WARHOL: A DOCUMENTARY FILM (2006)