O melhor do Cartoon regressa a Vila Franca de Xira

No último dia 5 junho foi oficialmente aberto mais um Cartoon Xira. Em tempos de pandemia, o evento retorna, em sua 22º edição, com medidas de prevenção contra o Covid-19, sem deixar de lado o mesmo humor criativo que de sempre. A mostra teve como curador o cartoonista vilafranquense António Antunes, colaborador desde a primeira edição, e traça a retrospectiva do ano de 2020 através da arte do cartoon.

A presença portuguesa na exposição se traduz pela reunião de alguns dos melhores trabalhos dos cartoonistas portugueses. André Carrilho, Cristina Sampaio, António Maia, Henrique Monteiro, Rodrigo Matos, Cristiano Salgado, entre outros, compõe a presença lusa no evento. Em relação aos destaques internacionais, a edição 2021 traz o cartunista escocês Ross Thomson, conhecido por seus desenhos coloridos e com um humor crítico característico. A organização também convidou o cartunista grego Michael Kountouris para apresentar desenhos a abordar as interrogações e desejos dos cidadãos do bloco comunitário, numa exposição intitulada “Europa à vista?!”.

Temas como a imigração, ascensão da extrema-direita e Covid-19 são presenças constantes nas obras apresentadas na Cartoon Xira. Criada em 1999, a mostra de cartoon tornou-se referência nacional e possui grande prestígio internacional. Uma das mais importantes iniciativas culturais promovidas pelo município de Vila Franca de Xira, um evento a não perder!

Mais sobre o 22º Cartoon Xira:

A Cartoon Xira é de entrada livre e limitada de acordo com as normas da Direção-Geral da Saúde. A mostra fica patente até o dia 29 de agosto de 2021.

Local: Celeiro da Patriarcal

Rua Luís de Camões, n.º 130

Vila Franca de Xira

GPS: 38.953499, -8.989561

Link: www.cm-vfxira.pt