Confiança e idéias

confiança black power artista

Sempre fui movido à músicas. Algumas até com sentidos estranhos, muito estranhos. Como um dos grandes hits de minha juventude que pregava: “...não confie em ninguém com mais de trinta anos“. Pois bem, além de atingir a idade fatal até já passei – longe – do dobro, logo, a seguir a pregação necessariamente não sou confiável. Mas a que mais estranhamente soava era uma que apontava “cabelos longos idéias curtas“.

Essa era temida pois eu, seguindo o “figurino” da época portava um imenso cabelo penteado para o alto e para os lados mas de modo arredondado. Era o estilo denominado de “black power” disseminado pelo movimento político norteamericano e seguido mundo afora.

Na verdade é a face de um protesto contra a discriminação racial que naqueles idos estavam altamente tensos. O fenômeno continuou por mais de quatro décadas rompendo a barreira do novo século tornando-se mais forte do que nunca nos dias atuais.

Nestes tempos de pandemia e sem sair de casa deixei me levar por uma certa descontração e quando vi me encontrava “de volta” aos velhos tempos mas agora em versão repaginada para cabelos totalmente brancos. De cara confesso que descartei os “elogios” de que estaria usando um cabelo “white power“. Recusei. E porque? Simples, esse tipo de “power” leva a um extremo no qual não formo fileira. E o mais divertido de tudo é que as minhas amigas, sem exceção, aprovaram ao passo que os amigos reprovaram.

A partir desse grenal do cabelo passei a me divertir e muito com esses prós & contras me deliciando com ideias longas.

 

avatar_renato_rosa
Coluna – Renato Rosa
Renato Rosa, brasileiro, São Gabriel, RS, Brasil, 1946. Marchand, pesquisador, editor do jornal cultural O PARALELO do site www.bolsadearte.com/oparalelo, co-autor do “Dicionário de Artes Plásticas no Rio Grande do Sul”, (2ª edição, 2000, esgotada) Editora da Universidade/UFRGS.