O sapateado, o foot work do box, a street dance e o ballet clássico executados pelo fantástico bailarino Daniel Conant, em coreografia de Moritz Ostruschnjak.
Nesta quinta (5) e sexta (6), o Palco do Grande Auditório do Centro Cultural de Belém – CCB recebe pelas 20 horas, o espectáculo TANZANWEISUNGEN (it won’t be like this forever), no contexto do Programa DANÇA NA DESTEMPORADA DO CCB.
Com coreografia de Moritz Ostruschnjak, apoio coreográfico de Daniela Bendini, dança de Daniel Conant e apoio dramatúrgico de Carmen Kovac, TANZANWEISUNGEN, em português, «Instruções de dança», é o último trabalho de Moritz, já estreado durante a pandemia.
TANZANWEISUNGEN é um solo de 35 minutos pleno de referências autorreflexivas e irónicas que desafiam qualquer definição específica. Ostruschnjak mantém-se fiel ao estilo eclético das suas últimas produções e permite que o seu solista transite sem esforço de um Schuhplattler para um grand jeté, do boxe para movimentos de break dance e da référence para a
corda; o elemento comum entre tudo isto é o som, os socos, o bater de palmas, a respiração, os saltos, os movimentos que preenchem o espaço como um ritmo consistente.
O intérprete leva-nos por um cânone extremamente diverso e exigente de movimento, entre o sapateado, o foot work do box, a street dance, o ballet clássico, num pulsar alucinante de elementos divergentes que se exageram, ironizam e contradizem, como que obedecendo a uma instrução obrigatória que nos leva a um abismo.
Como disse Eva-Elisabeth Fischer, no jornal diário alemão Süddeutsche Zeitung, em 8 de junho de 2020:
«Numa plataforma cercada por tubos de gás fluorescente, uma pessoa esguia, usando um boné de beisebol, T-shirt amarelo mostarda e um par de calções vermelho brilhante, uma caricatura de si mesmo, levanta-se numa pose de vitória triunfante. (…) e começa o Schuhplattel, as batidas mudam, batidas rítmicas cada vez mais complexas no peito, no estômago e coxas, o bailarino pisa com os ténis, pula e gira. (…) Conant passa 15 minutos em movimentos corporais acrobáticos, dribles como Muhammad Ali, mostra uma variedade de passos e poses complicados do ballet. Conant apresenta o ballet como um treino físico, que os bailarinos têm praticado ironicamente em casa desde a crise, até ao dia em que tudo o que conseguem fazer se torne numa forma de arte visível.»
Dança TANZANWEISUNGEN (it won’t be like this forever)
Dias 5 e 6 de agosto de 2021, no Centro Cultural de Belém
Sempre às 20h, no Grande Auditório
Moritz Ostruschnjak
Nas suas obras, Moritz Ostruschnjak discorre sobre as transformações nas experiências físicas e sociais em tempos de digitalização e virtualização. As suas peças são espaços constituídos por hiperligações que utilizam a maquinaria media do século XXI tanto como motivo quanto como arquivo, espelhando e refletindo processos sociais.
Seguindo o princípio de escolher & combinar e de corte & cola, elementos e ligações altamente heterogéneos formam a narrativa de uma realidade em que as fronteiras entre política, entretenimento e populismo se tornam cada vez mais indistintas.
Como um membro ativo da cena graffiti, Moritz Ostruschnjak desenvolveu o seu interesse pela dança contemporânea através do breakdance. Moritz estudou na Iwanson International, em Munique, e concluiu a sua formação com Maurice Béjart em Lausanne.
Depois desta formação, Moritz trabalhou como bailarino tanto na Alemanha, o seu país de origem, como internacionalmente. Trabalha como coreógrafo freelance em Munique desde 2013 e criou o solo Island of Only Oneland e as peças Text Neck, BOIDS, UNSTERN e AUTOPLAY. A sua produção mais recente, YESTER: NOW (2021), estreou na Filarmónica de Gasteig, em Munique. As suas peças foram apresentadas em festivais como TANZWERKSTATT EUROPA e SPRING Utrecht. A produção UNSTERN foi selecionada para o TANZPLATTFORM DEUTSCHLAND 2020. Com o solo TANZANWEISUNGEN foi selecionado como um dos Artistas do Aerowaves Twenty21. O coreógrafo foi ainda premiado em 2020 com o Prémio de Promoção de Dança da Cidade de Munique pelo seu trabalho artístico. Moritz também criou trabalhos encomendados por vários teatros na Alemanha.
Moritz Ostruschnjak é membro do Tanztendenz München e.V. e tem o apoio da rede Grand Luxe desde 2019.