Salas da Cinemateca continuam abertas em agosto

Em comunicado para a Imprensa, a Cinemateca avista que há sessões ao final do dia na Barata Salgueiro e aos sábados de manhã na Júnior.

 

Excepcionalmente, as salas de cinema da Cinemateca não fecham em agosto para a tradicional pausa de verão da sua programação.

A decisão desta abertura foi tomada como forma de compensar os espetadores pelo encerramento forçado das salas de cinema no primeiro trimestre deste ano decorrente da pandemia.

A programação de agosto seguirá um modelo diferente do habitual e terá duas sessões diárias de segunda a sábado ao final do dia na Rua Barata Salgueiro e uma sessão da Cinemateca Júnior no Salão Foz aos sábados de manhã.

Face aos atuais constrangimentos impostos no combate à covid-19 ainda não tinha sido possível garantir o regresso das sessões noturnas na Esplanada dos 39 Degraus, como tem acontecido nos meses de julho a setembro ao longo dos últimos anos, mas a partir de dia 23 agosto a Cinemateca conta abrir também essa sala ao público num horário ligeiramente mais cedo do que o habitualmente praticado (20h30).

Caso as medidas restritivas ainda em vigor (concretamente o limite de horário das 22h30 para os espetáculos culturais) sejam levantadas ainda durante o mês de julho ou no início de agosto, as sessões noturnas programadas para agosto antes dessa data poderão vir ainda a passar para o ar livre na Esplanada.

O programa completo de agosto, centrado em dois grandes eixos (o Ciclo POR UMA CANÇÃO, um ciclo de filmes à volta de canções, e a habitual colaboração com o IndieLisboa em que serão exibidos todos os filmes das secções DIRECTOR’S CUT e DIRECTOR’S CUT EM CONTEXTO) será divulgado nos próximos dias.