A vigilância dos novos tempos sob a ótica do cinema na 15ª CineBH

A 15a Mostra CineBH começa amanhã (28) com programação online e gratuita. São 90 filmes, 21 debates, rodas de conversa e muito mais.

15a CineBH – Mostra de Cinema de Belo Horizonte e o 12o Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting acontecem em ambiente virtual entre os dias 28 de setembro e 3 de outubro, com programação disponível gratuitamente no site www.cinebh.com.br e pelas redes sociais da Universo Produção. Os interessados já podem se inscrever e receberem novidades e acompanharem todas as atrações.

Ao longo de seis dias de intensas atividades, serão exibidos 90 filmes nacionais e internacionais em pré-estreias e mostras temáticas, vindos 12 estados do Brasil (AL, BA, CE, DF, MG, MT, PE, RJ, RR, RS, SC e SP) e de 17 países (Alemanha, Argentina, Brasil, Espanha, EUA, Finlândia, França, Índia, Israel, Itália, Portugal, Reino Unido, Romênia, Rússia, Qatar, Turquia e Uruguai), 5 debates, 5 painéis, 10 rodas de conversa, 1 show case, 2 masterclasses internacionais, 2 workshops, encontros de coprodução e muitas outras atividades para pensar o mercado audiovisual a partir do que está sendo feito no presente (especialmente com as limitações impostas pela pandemia de Covid-19) e do que será o cinema do futuro. Sempre atenta aos movimentos do mundo e especialmente a como o cinema responde ao próprio entorno, a CineBH este ano vai colocar em foco assuntos relacionados ao uso das tecnologias de vigilância na construção de expressões audiovisuais que colocam em xeque o controle do indivíduo numa sociedade hiperconectada.

“Realizar dois empreendimentos focados no mercado audiovisual neste cenário de transições e transformações representa compromisso, responsabilidades e ações compartilhadas, nas quais a vontade, a persistência e a determinação são ingredientes que ampliam as possibilidades de seguir acreditando na potência da nossa cultura. A Mostra CineBH e o Brasil CineMundi são espaços de formação, intercâmbio, lançamento e discussão da mais significativa produção cinematográfica atual. Estabelecem diálogo entre as culturas, ampliam as oportunidades de negócios, parcerias e participações de projetos e profissionais brasileiros no mercado global. E, ainda, reserva um espaço para as manifestações coletivas e sociais da cidade de Belo Horizonte mostrando a força que vem das comunidades”, ressalta a diretora da Universo Produção e coordenadora geral da Mostra CineBH e do Brasil CineMundi, Raquel Hallak.

TEMÁTICA E DESTAQUE

A temática da 15a CineBH será “Cinema e Vigilância”, em referência ao novo estatuto do controle que surge com as atuais tecnologias e atravessa a economia, os costumes e todo nosso imaginário, influenciando cineastas e orientando intersecções entre estética e política, privacidade e espetáculo, linguagem e fato. A proposição do trio de curadores Pedro ButcherFrancis Vogner dos Reis e Marcelo Miranda é a de investigar de que maneira o conceito de “vigilância” surge nos primórdios do próprio cinema e se desenvolve ao longo das décadas, sendo radicalmente alterado há 20 anos, com os atentados do 11 de Setembro, e passando por outra reconfiguração com a ascensão das grandes “marcas” de comunicação e relações sociais, como Facebook, Apple, Google e Amazon.

“Em tempos de fake news, o mito da imagem como testemunho já não determina mais que o registro da câmera seja sempre um retrato da realidade. O que a ficção do cinema, durante o século 20, imaginava como distopia de uma sociedade controlada por uma instância de poder invisível, em personagens controladores como o Dr. Mabuse do Fritz Lang, ganhou uma dimensão inimaginável hoje em dia”, afirma Pedro Butcher.

Durante a CineBH, filmes e mesas de debates vão amplificar as ideias e fazer as pontes entre os mecanismos históricos e modernos de vigilância e a relação com o cinema e a forma de produzir audiovisual. “A utilização de dispositivos tecnológicos altamente sofisticados marca a estética e a narrativa de muitos filmes realizados sob o impacto do 11 de Setembro, refletindo os efeitos nocivos ou excludentes desses sistemas de vigilância e apropriando-se das próprias imagens geradas por essas tecnologias para transmitir efeitos críticos ao espectador”, afirma Francis Vogner.

Uma das questões a serem abordadas é em que medida a pandemia amplificou ainda mais as dependências do indivíduo com os aparatos tecnológicos – não só dispositivos materiais, mas toda uma rede abstrata e não-concreta de bits, algoritmos, localizadores e monitoramentos que acontecem literalmente a cada segundo que estamos próximos de algum aparelho conectado a qualquer tipo de rede de informações. “Isso, ao fim, é produção de um novo tipo de imagem, tanto na sua natureza quando na sua utilização. E até pela inquietude natural de artistas que usam a imagem como meio de expressão, elas chamam atenção para novas formas de realização cinematográfica que estão aparecendo agora, respondendo a tudo isso”, completa Marcelo Miranda.

Relacionado à temática de “Cinema e Vigilância”, o destaque internacional da CineBH em 2021 é o coletivo multidisciplinar Forensic Architecture. Fruto de pesquisas inovadoras através do cinema e audiovisual, o grupo, com base na universidade Goldsmith, em Londres, faz uso subversivo dos mecanismos e imagens de vigilância atuais (como registros captados por satélites, câmeras de segurança, portáteis e smartphones) para investigações profundas sobre diversos assuntos de interesse mundial e humanitário. Realizando obras entre o documentário e as artes visuais, o Forensic Architecture investiga e reconstitui situações de guerra, confronto e desrespeito aos direitos humanos e ao meio ambiente, levando em consideração contextos jurídicos, políticos e artísticos. O grupo foi fundado em 2011 pelo arquiteto israelense Eyal Weizman e reúne integrantes de várias áreas, como cineastas, arquitetos, urbanistas e ativistas de diversos países – um dos fundadores do grupo é o arquiteto brasileiro Paulo Tavares, que participará de debates durante a Mostra.

A sessão de abertura, na noite de 28 de setembro, será a conjugação de todas essas linhas com o debate inaugural reunindo Paulo Tavares (arquiteto, fundador do Forensic Architecture), Bernardo Oliveira (crítico e pesquisador) e Patrícia Mourão (pesquisadora, professora e curadora), para discutirem “Cinema e Vigilância”, e a exibição de “O Assassinato de Harith Augustus”, conjunto de curtas-metragens do Forensic que apresenta aspectos diferentes de uma investigação meticulosa em torno da morte de um homem negro pela polícia de Chicago no dia 14 de julho de 2018.

SELEÇÃO DE FILMES E MOSTRAS TEMÁTICAS

Na Mostra Contemporânea, a CineBH conta com 27 filmes: 16 curtas-metragens e 11 longas, entre brasileiros e estrangeiros. Do Brasil, vem um panorama de urgência da produção nacional, com muitos trabalhos recém-finalizados em plena pandemia e outros que estiveram sendo preparados e foram pegos de surpresa quando 2020 chegou alterando quaisquer expectativas. Os longas trazem novidades que também contêm paralelos com a temática de “Cinema e Vigilância”, ainda que não sejam diretamente conectados a ela: “Um Dia Qualquer” (Pedro Von Kruger, RJ), “Desaprender a Dormir” (Gustavo Vinagre, SP), “A Primeira Noite de Joana” (Cristiana Oliveira, RS) e “Nós, Passarinhos” (Antonio Fargoni, SP). Os curtas estão divididos em quatro sessões cujos títulos são autoexplicativos: “Brasil de agora”, “Geometrias do espaço”, “Medo e delírio” e “Visões adiante”.

Especificamente na Mostra Temática, os brasileiros incorporam em suas formas várias das questões que estarão em debate no evento. Em pré-estreia nacional, “Cena do Crime” (Pedro Tavares, RJ) apresenta uma trama policial singular, toda narrada do ponto de vista de câmeras que podem (ou não) ter captado um crime. Por sua vez, “Auto de Resistência” (Natasha Neri e Lula de Carvalho, RJ), acompanham-se famílias das vítimas dos homicídios praticados pela polícia do Rio de Janeiro, do momento da morte, passando pelas investigações da polícia aos julgamentos ou arquivamentos de processos.

Nos títulos estrangeiros da Mostra Contemporânea, cinco filmes em pré-estreia mostram, de formas diversas, as contradições de um mundo muito prático nas relações com máquinas e dispositivos e que se vê também sob controle desses mecanismos. Do pesadelo distópico de “Nas Sombras” (Erdem Tepegöz, Turquia) ao esquisito pastiche de reality show “Na Casa do Diretor” (Mark Isaacs, Reino Unido), passando pelo olhar sempre brutal do consagrado documentarista israelense Avi Mograbi (“Ocupação”), das questões familiares dentro de uma sociedade segregada em “Um Rifle e uma Bolsa” (Cristina Haneș, Isabella Rinaldi, Arya Rothe, Índia/ Romênia/ Itália/ Qatar) e a atenção de um cineasta a moradores de rua na Harlem contemporânea na epopeia intimista “Eu Ando sobre a Água” (Khalik Allah, EUA).

Os estrangeiros da Mostra Temática se espalham por várias frentes relativas ao “Cinema e Vigilância”. A maioria é de verdadeiras investigações sobre o estatuto das imagens e de que forma sua captação pode ser usada por instâncias opressivas de poder sob variadas formas. A partir de centenas de registros amadores das filmagens de um filme da franquia “Transformers”, por exemplo, Kevin B. Lee concebeu “Transformers: O Premake” (EUA), onde vemos não só a dimensão da ubiquidade das câmeras, mas também da operação de guerra que é a produção de um grande blockbuster hollywoodiano da era global. Outros se fazem valer de estruturas semelhantes, como Eleonore Weber em seu “Não Haverá Mais Noite” (França), feito a partir de imagens captadas por helicópteros em missões de guerra no Afeganistão, Iraque e Paquistão, revelando um aterrador teatro da guerra. Outros títulos se relacionam de formas igualmente críticas com as estruturas de registro, como “Toda Luz em Todo Lugar” (EUA), documentário de Theo Anthony que examina com detalhes vários aspectos da sociedade da vigilância, e “O Monopólio da Violência” (França), de David Dufresne, cujo foco são as manifestações do movimento dos “coletes amarelos” que tomaram conta da França em outubro de 2018.

A mostra Diálogos Históricos em 2021 também se conecta à temática buscando justamente na história do cinema alguns instantes em que as ações de controle foram transformadas em elementos expressivos por cineastas atentos ao que acontecia em seus contextos. Todas as sessões são acompanhadas por um bate-papo entre curadores da CineBH e críticos ou pesquisadores convidados para falarem sobre o filme em questão. Serão “Aelita, Rainha de Marte” (Yakov Protazanov, União Soviética, 1924), comentado pelo pesquisador João Lanari; “O Testamento do Dr. Mabuse” (Fritz Lang, Alemanha, 1933), com comentários do crítico Inácio Araujo; e “O 5o Poder” (Alberto Pieralisi, Brasil, 1962), comentado pelo pesquisador Reinaldo Cardenuto.

Por ocasião da masterclass “Roteiro e processos de criação”, evento realizado em conjunto com Brasil CineMundi, a mostra contemporânea internacional traz ainda dois filmes do cineasta uruguaio Federico Veiroj, um dos maiores talentos da nova geração de realizadores latino-americanos. Serão exibidos “A Vida Útil – Um Conto de Cinema”, filme que tem como cenário a Cinemateca Uruguaia, e “Vida de doleiro”, drama policial que conta com participação especial do ator brasileiro Paulo Betti e fala sobre corrupção nos tempos da ditadura militar.

Na mostra A Cidade em Movimento, composta por trabalhos realizados em bairros e comunidades de Belo Horizonte e região metropolitana, a proposta da curadora Paula Kimo foi a de “Cidade (em) comum”, pensada a partir de alguns questionamentos: é possível pensar uma comunidade de imagens que dialoga com as práticas e fazeres coletivos que movem a cidade? Como os gestos de produção coletiva e compartilhada se inscrevem nos filmes que a cidade produz, não apenas do ponto de vista temático, mas também na forma, na narrativa e nos processos de criação e distribuição dos filmes? Serão 20 filmes exibidos em cinco sessões, todas acompanhadas de rodas de conversa com convidados e convidadas para estenderem a experiência (estética e comum) dos trabalhos. Para saber mais detalhes dos filmes e convidados da mostra A Cidade em Movimento, clique aqui.

Por fim, na programação de filmes da CineBH, estudantes e educadores têm programação garantida com a realização das sessões Cine-Escola e Cine-Debates planejados para atender a alunos a partir de 5 anos de idade. Os filmes ficam disponíveis no site www.cinebh.com.br, possibilitando que os professores tenham tempo para trabalhar os títulos com os alunos.

BRASIL CINEMUNDI – O EVENTO DE MERCADO DO CINEMA BRASILEIRO

Chegando à sua 12a edição em 2021, o Brasil CineMundi, evento de mercado do cinema brasileiro que acontece em edições anuais e consecutivas desde 2010 durante a CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, será novamente realizado em formato. Consolidado como plataforma de rede de contatos e negócios para a produção do país em relação com outros profissionais do mundo todo, o Brasil CineMundi se configura num encontro de coprodução internacional que apresenta ao mercado projetos de filmes brasileiros e facilita e potencializa as conexões entre realizadores independentes por meio de parcerias produtivas e troca de informações e ações.

Todos os anos são selecionados diversos projetos que irão compor as rodadas de negócio, através de encontro com produtores e orientações de diversos profissionais para um maior aproveitamento das propostas e caminhos de viabilidade de realização. Em 2021 serão 45 projetos participantes. A categoria “Em Desenvolvimento” está subdivida em “Horizonte” (antiga categoria CineMundi), “Doc Brasil Meeting” (documentários), “Foco Minas” (projetos de Minas Gerais), e, novidade deste ano, “Paradiso Multiplica”, resultado de parceria com o Projeto Paradiso, incubadora de talentos, na oferta de mentoria de roteiro através de encontros com profissionais do programa. As outras categorias são “Produção”, para projetos em fase de realização; e “Finalizado”, para filmes em busca de distribuição e vendas.

Com a parceria de diversas iniciativas de fundos de produção, o CineMundi conta com prêmio aos projetos mais bem cotados pelos júris de avaliação. Há bolsas de desenvolvimento, participação em eventos internacionais de coprodução e incentivos à criação.

Para conhecer os projetos selecionados, premiações e outros detalhes do 12o Brasil CineMundi, clique aqui.

PROGRAMA DE FORMAÇÃO E DEBATES

Para ampliar conceitos e práticas na capacitação de profissionais, troca de experiências entre diferentes agentes do setor audiovisual, intercâmbio, encontros, diálogos, discussões e rede de contato e conexões globais com foco no mercado audiovisual, o Programa de Formação Audiovisual integra a programação da 15ª Mostra CineBH e do 12º Brasil CineMundi – Encontro Internacional de Coprodução. Serão 50 profissionais brasileiros e estrangeiros de destaque na cena audiovisual em 5 debates, 10 rodas de conversa, 2 masterclasses internacionais, 1 showcase, 2 workshops internacionais, 5 painéis, um estudo de caso e 2 filmes em processo.

CINEMA PARA A FAMÍLIA

Para formar novas audiências e inserir famílias e crianças na programação, a CineBH conta com a Mostrinha, apostando em futuros espectadores de cinema brasileiro. Serão exibidos um longa-metragem (“Miúda e o Guarda-Chuva”) e dois curtas (“Torcida Única” e “Trincheira”).

15a CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, o evento de cinema da capital mineira, integra o Cinema sem Fronteiras 2021 – programa internacional de audiovisual idealizado e realizado pela Universo Produção. Promove a conexão entre o cinema brasileiro e o mercado internacional. Apresenta-se como instrumento de formação, reflexão, exibição e difusão do audiovisual em diálogo com outros países, fomento o empreendedorismo, dissemina a informação, produz e difunde conhecimento, cria oportunidades de rede de contatos e negócios, reúne a cadeia produtiva do audiovisual em uma programação abrangente e gratuita.

O EVENTO EM NÚMEROS

CINEBH MOSTRA O CINEMA PARA O MUNDO

16 PAÍSES MARCAM PRESENÇA NO EVENTO

Alemanha, Brasil, Chile, Cuba, Espanha, EUA, França, Países Baixos (Holanda), Itália, Luxemburgo, México, Noruega, Portugal, Reino Unido, Suíça, Uruguai

 

ABERTURA OFICIAL

6 DIAS DE EVENTO

DESTAQUE AO COLETIVO FORENSIC ARCHITECTURE | LONDRES

90 FILMES NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE 17 PAÍSES

MOSTRA A CIDADE EM MOVIMENTO

MOSTRINHA DE CINEMA

SESSÕES CINE-ESCOLA

21 DEBATES, PAINÉIS, RODAS DE CONVERSA

5 OFICINAS

2 LABORATÓRIOS DE ROTEIRO

2 MASTERCLASSESSES INTERNACIONAIS

2 WORKSHOPS INTERNACIONAIS

12o BRASIL CINEMUNDI – ENCONTRO INTERNACIONAL DE COPRODUÇÃO

37 CONVIDADOS INTERNACIONAIS DE 16 PAÍSES NO CENTRO DOS ENCONTROS DE COPRODUÇÃO

CONSULTORIAS, MENTORIAS, AÇÕES DE COOPERAÇÃO, INTERCÂMBIO.

EXPOSIÇÃO VIRTUAL “CINEBH 15 ANOS”

PERFORMANCE AUDIOVISUAL

ENCERRAMENTO | PREMIAÇÃO

PROGRAMAÇÃO GRATUITA

***

SOBRE A MOSTRA CINEBH

Com edições anuais e consecutivas, a CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, o evento de cinema da capital mineira, chega a sua 15edição de 28 de setembro a 03 de outubro de 2021, em formato online e gratuita, reafirmando seu propósito de mostrar o cinema para o mundo, promover o diálogo entre as culturas, aproximar povos e continentes, fazer a conexão do cinema brasileiro com o mercado audiovisual, realizar encontros de negócios, investir na formação, intercâmbio e cooperação internacional, construir pontes nas escolas, comunidades, redes sociais e com a cidade de Belo Horizonte e Minas Gerais.

A 15CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 12Brasil CineMundi integram o Cinema sem Fronteiras 2021 – programa internacional de audiovisual idealizado pela Universo Produção e que reúne também a Mostra de Cinema de Tiradentes (centrada na produção contemporânea, em janeiro) e a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (que difunde o audiovisual como patrimônio e ferramenta de educação, em junho).

SOBRE O BRASIL CINEMUNDI

O BRASIL CINEMUNDI – International Coproduction Meeting, evento de mercado do cinema brasileiro, integra a 15a Mostra CineBH e chega a sua 12a edição 28 de setembro a 3 de outubro de 2021com o propósito de apresentar ao mercado projetos de filmes brasileiros em longa-metragem, facilitando as conexões entre as produções e o mercado internacional por meio de parcerias produtivas e da troca de informações e ações.

O evento promove a ampliação da rede de contatos e negócios entre profissionais brasileiros e representantes da indústria nacional e estrangeira, além de atividades de capacitação, cooperação, intercâmbio, meetings e premiação, com foco nas tendências do cinema contemporâneo e na produção independente de perspectiva autoral e inovadora.