O fotógrafo Luís Ferreira Alves recebe Medalha de Mérito Cultural

O Ministério da Cultura atribuiu, no dia 31 de outubro, a Medalha de Mérito Cultural ao fotógrafo Luís Ferreira Alves numa cerimónia que decorreu na Casa da Arquitectura. Atribuiu a medalha na ocasião a Ministra da Cultura, Graça Fonseca, em cerimónia reservada e não aberta ao público.

 

A Medalha de Mérito Cultural é uma distinção criada pelo Ministério da Cultura para distinguir pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, pela sua dedicação ao longo do tempo a atividades de ação ou divulgação cultural.

 

O fotógrafo Luis Ferreira Alves nasceu em Valadares, V. N. Gaia, em 1938. Secionista ativo do Cineclube do Porto, nos idos de 50, cofundador da Secção de Formato Reduzido e Cinema Experimental, fez parte da equipa que realizou o documentário “Auto da Floripes”. Em 1962 foi preso pela PIDE e julgado no Tribunal Plenário do Porto, tendo sido compulsivamente afastado do Banco Ferreira Alves & Pinto Leite onde até então trabalhava junto de seu pai. Exerceu então variadíssimas atividades comerciais que lhe deixaram pouco tempo para os seus projetos pessoais.

 

No início dos anos 80 retomou, como amador, intensa atividade fotográfica, sendo de registar a exposição em colaboração com Gabriela Ribeiro sobre o teatro independente “Fotografia de Cena” na Árvore onde também expôs mais tarde uma grande série de imagens subordinados ao tema da destruição urbana da cidade do Porto – “Em busca da cor perdida”. Em 1983 e como consequência dessa atividade foi convidado pelo seu amigo arquiteto Pedro Ramalho a apresentar num seminário da Escola Superior de Belas Artes do Porto um diaporama sobre a sua obra arquitetónica; foi esse o ponto de partida para a sua atividade como fotógrafo profissional. Especializou-se na fotografia de arquitetura, património e território sendo publicado regularmente em revistas de todo o mundo. Colabora intimamente com arquitetos da chamada Escola do Porto nomeadamente Eduardo Souto Moura cuja obra tem sistematicamente acompanhado.

 

Realizador de vídeos de arquitetura e culturais, tem dezenas de livros editados e realizado inúmeras exposições, algumas delas em coautoria, dentro e fora do país. Na sua mais recente atividade profissional destacam-se:

 

  • em 2016, editou um livro intitulado “Luis Ferreira Alves: Fotografias em Obras de Eduardo Souto de Moura” que ilustra trintas anos de colaboração.
  • em 2017, publicou em parceria com o arquiteto Álvaro Siza um livro sobre a Casa Beires quarenta anos depois da sua construção;
  • em 2018, a Câmara Municipal de Matosinhos, editou o livro e promoveu a exposição “Real Vinícola Uma Reconversão” com curadoria do arquiteto Guilherme Machado Vaz;
  • em 2020, edita o livro “Peroguarda 58/59 Alentejo” com fotografias e o testemunho de uma fascinante experiência da sua juventude.
  • em 2021, após o Covid ’19, apresenta a exposição homónima na Casa da Arquitectura.

Trabalhou intensamente até 2020.

 

Distinções:

Em 2011, o Clube de Vela Atlântico institui o Troféu Luis Ferreira Alves em sua homenagem;

Em 8 de outubro de 2013, foi-lhe atribuído o título de Membro Honorário da Ordem dos Arquitectos;

Em 9 de julho de 2015, foi agraciado pela Câmara Municipal do Porto com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro.