Companhia de Teatro de Almada apresenta programa 2022 com Gerajazz

A Companhia de Teatro de Almada apresenta toda a programação do Teatro Municipal Joaquim Benite, para o ano 2022, dia 15 de Janeiro, às 21h. Logo a seguir à apresentação do programa seguir-se-á um concerto de um projecto oriundo da Orquestra Geração, o Gerajazz. A Programação de 2022 conta com um número record de criações da CTA e muitas outras surpresas. Será também inaugurada, na Galeria do TMJB, no mesmo dia, a primeira exposição de 2022. 

O Gerajazz é, como o nome indica, um projecto dedicado ao jazz que nasceu no seio da Orquestra Geração há já dez anos. Projecto centrado na acção e desenvolvimento social através da música, que se inspira no Sistema de “Orquestras Infantiles e Juveniles” da Venezuela, a Orquestra Geração surgiu em Portugal em 2007 e trabalha com crianças e jovens de várias escolas, nas zonas de Lisboa e Coimbra, oriundos de bairros ditos difíceis. O objectivo é, através da práctica intensiva de orquestra (trabalho de conjunto por excelência) integrar as crianças ou jovens na sociedade, aumentando-lhes a auto-estima e o respeito pelo outro. Isto ao mesmo tempo que se estimula o seu contacto com a arte e o gosto pela música.

 

Com direcção artística do maestro e professor Eduardo Lála, o Gerajazz tem vindo a desenvolver um intenso trabalho de formação de jovens com vista à constituição de uma orquestra de jazz. Entre 2011 e 2017, realizaram-se estágios de aprendizagem e aperfeiçoamento em parceria com a Escola de Jazz do Hot Clube. Em 2019 realizou-se um workshop aberto à comunidade com músicos e professores com experiência internacional. Já no ano lectivo de 2020/2021, a Orquestra Geração iniciou o seu primeiro núcleo com formação de raiz na área do jazz, em Oeiras, com uma orquestra e um coro compostos por 23 alunos entre os 10 e os 14 anos de idade. Passando pela tradição popular afro-americana e pelo jazz modal de Herbie Hancock, bem como pelo swing e o funk soul de Jaco Pastorius e Nina Simone, ou pela bateria enraizada na tradição de Art Blakey, entre outras influências, o GeraJazz trabalha importantes temas do jazz internacional. Vários músicos têm colaborado com o Gerajazz ao longo destes anos, como por exemplo Carlos Martins, Ricardo Toscano, Mário Laginha, Salvador Sobral, entre outros.

Gerajazz (Sala Principal do TMJB, dia 15 de Janeiro de 2021, às 21h) M/6 | 60 min. | Preço: gratuito

Direcção artística de Eduardo Lála
Produção de Orquestra Geração

Mais informações em ctalmada.pt