40 anos de Carreira do Mestre da Op’Art Marcos Marin

O artista plástico Marcos Marin comemorou seus 40 anos de carreira em 2022, e muitas festas e exposições ocorreram em grande estilo, na Cote d’Azur.

Uma semana de participações marcaram a vida do grande mestre da arte ótica. Recentemente, dia 2 de Abril, Marcos Marin foi convidado de honra do Lions Club e com seu amigo e colecionador, Príncipe Albert II de Monaco, festejaram juntos, no Hotel Hermitage, os 60 anos de Lions Club de Monaco. As comemorações deram-se com uma bela mostra de arte e um Jantar de Gala, na Salle Belle Epoque, do Hotel Hermitage do Principado.

A colaboração com a Aston Martin deu origem a uma obra de arte estonteante, uma DB11 Cabrio completamente desenhada por Marin! O veículo esportivo entra para um circuito muito seleto de obras de arte onde a tela foi substituída pela carroceria de um super carro!

Dia 7 de abril, brindaram junto as “mulheres líderes de Monte Carlo”, evento de Sua Alteza Princesa Stephanie de Monaco, no Yacht Club, num jantar “Red Dress code”. No dia 8 de abril, o mega evento de abertura da Galeria de Arte do Castelo de Cremat, Elie Art Gallery, homenageou o artista pelos seus 40 anos de carreira, com um grande apoio de seu amigo e colecionador Luiz Costa Macambira, proprietário de Forbes Monaco.

Vernissage regada a muito caviar, champagne e vinhos do Castelo de Cremat e um desfile de moda da colaboração de Marin, com a estilista Diana Mara de Lisboa, emocionaram os convidados – que brindaram o evento junto a assinatura da Aston Martin pelo artista. Marcos Marin ainda foi surpreendido com um concerto de piano Fazioli, para que pudesse se apresentar com a Soprano Victoria Ann, da Ucrânia (Para quem não sabe, Marin é, de base, um grande pianista!)

Alpes-Maritimes (06) Nice, Château de Crémat, inauguration de la salle des arts // France, Alpes-Maritimes (06) Nice, Crémat Castle, Inauguration of the art room
Alpes-Maritimes (06) Nice, Château de Crémat, inauguration de la salle des arts // France, Alpes-Maritimes (06) Nice, Crémat Castle, Inauguration of the art room

Casado com o empresário brasileiro Titto Nogueira, que gerencia hoje a Marca e o atelier (no futuro a Fundação Marcos Marin, entidade que abrigará uma residência de artistas num futuro próximo), celebram juntos com muita seriedade, uma série de grandes instalações de obras monumentais ainda este ano: o monumento oficial a Josephine Baker, nos jardins de esculturas do Cap Martin, a escultura tributo a Charles Aznavour, em Nice e o monumento publico David Niven, em Saint Jean Cap Ferrat.

Amigos íntimos do Mestre vieram de todas as partes do mundo prestigia-lo, como a socialite Lili Caneças e o artista plástico Renato Rodyner, ambos de Portugal; Angela Salvador, de Espanha; Silvana Lorens, da Maison Cardin, de Paris; estavam juntos a grandes colecionadores e convidados ilustres da cena e politica da região, como o secretario da cultura de Nice, Robert Roux que fez o discurso oficial acompanhado do proprietário do Castelo Sr. Thomas de Richebourg e o diretor e curador da Galeria, Mehdi Lemdjadi.

Uma das obras de Marcos Marin retratava em corpo inteiro a estilista e feminista Coco Chanel, que frequentou junto a ilustres como Grace de Monaco, Josephine Baker, Jean Cocteau e muitos outros os domínios desta propriedade cheia de historia e beleza da “Art de Vivre”.