Residência artística de artista britânico em Lisboa gera exposição

A primeira exposição de 2022, no Eritage Art Project, advém da residência artística de 1 mês em Lisboa, do artista britânico David Shillinglaw. O artista – que nasceu em 1982, cresceu em Londres e se formou na Central Saint Martin, vive e trabalha em Margate, Reino Unido.

Ele é conhecido por explorar temas em torno da “condição humana conflitante e confusa” – nossa implacável necessidade de controle dentro de um mundo desordenado e caótico.

Como artista, David luta com esse equilíbrio de ordem e desordem. Ele voltou várias vezes à citação de Carl Jung: “Em todo caos há um cosmos, em toda desordem uma ordem secreta”. Suas obras falam de nossa jornada exaustiva para descobrir alguma forma de estrutura organizada. Mas eles também sugerem que nunca entenderemos completamente o mundo ao nosso redor, e é aí que reside o verdadeiro significado.

Mapeamento e psicogeografia são temas recorrentes para David. Entendemos o mundo ao nosso redor através da cartografia, a sincronicidade das ruas pulsando com vida humana e terrenos baldios estéreis em formas nítidas e símbolos para o olho humano entender.

O tratamento composicional do espaço de David – gradeado, padronizado – reflete a natureza complexa dos limites. Muros marcam territórios; podemos nos encontrar do lado certo ou errado de uma parede, seguros em casa ou tentando desesperadamente chegar ao outro lado. As formas humanas que residem nas grades de David sugerem migração, deslocamento e alteridade, bem como segurança e proteção.