VIRGÍNIA RODRIGUES integra Carta Branca a Jonathan Uliel Saldanha

Virgínia Rodrigues

Carta Branca a Jonathan Uliel Saldanha

 

CCB . 14 maio . sábado . 21h00 . Pequeno Auditório

 

«Sem o negro não haveria Brasil.» 

Virgínia Rodrigues em entrevista ao Público, 21 abril 2000

 

«Artista baiana conjuga ancestralidade, solenidade e delicadeza no canto que religa

o Brasil à África.» Mauro Ferreira, Globo, 28 outubro 2019

 

Virgínia Rodrigues é uma cantora Baiana descoberta em 1997 por Caetano Veloso durante um ensaio da Banda de Teatro Olodum em Salvador da Baía. Veloso ficou tão impressionado pela voz sedutora de Rodrigues que a colocou em contacto com uma editora e ele próprio produziu o seu álbum de estreia, Sol Negro.

Os seus primeiros concertos no Rio de Janeiro e em São Paulo foram um sucesso avassalador. A intelligentsia brasileira ficou sem palavras. As suas apresentações na Expo 98 e em Nova Iorque provocaram a mesma reação em públicos internacionais, maravilhados com a força da sua voz. O seu trabalho vai também beber à música clássica, ao samba e ao jazz, e as suas letras evocam o universo do candomblé e da umbanda. A sua voz profunda e única foi celebrada por Djavan, Gilberto Gil e Milton Nascimento.

Para este concerto, Jonathan Uliel Saldanha juntou Virgínia Rodrigues a um ensemble de contrabaixos. O concerto vai ser uma reinterpretação/reorquestração de músicas importantes para Rodrigues. A noite será com certeza memorável, pela combinação da musicalidade de Rodrigues com o suporte espectral das cordas. É uma ocasião especial para mergulhar na voz singular de Virgínia Rodrigues.

Mais de duas décadas depois da última atuação em solo português, Virgínia Rodrigues volta a agraciar os palcos nacionais. Contamos com a vossa colaboração na divulgação deste espetáculo imperdível.

 

CARTA BRANCA A JONATHAN ULIEL SALDANHA:

Jonathan Uliel Saldanha, compositor, artista visual e encenador, investiga a interseção dos campos da pré-linguagem, da alteridade e da ficção científica, servindo-se do som como um vetor de contágio entre eles, alcançando uma zona de tensão entre o artificial e a paisagem. É desafiado pelo CCB a realizar a curadoria de uma série de concertos envolvendo músicos do Uganda, Brasil, Turquia, França, Haiti e outras geografias. Uma Carta Branca que nos revela novos mundos-possíveis.