O Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR) assinala a Noite Europeia dos Museus, que se celebra sábado, 14 de maio, com um programa especial de visitas guiadas fora de horas. Numa altura em que prepara a abertura da exposição de longa duração, para apresentar ao público no verão, as visitas fazem-se à exposição temporária SEJA DIA OU SEJA NOITE POUCO IMPORTA e à Casa-Museu Fernando de Castro.
No sábado, o ponto de encontro no MNSR é às 19h e a visita guiada começa num percurso com a contemporaneidade das obras dos artistas Pedro Calapez e André Gomes e remata no naturalismo de Artur Loureiro, pintor do século XIX fortemente representado no MNSR. A visita livre estará disponível gratuitamente neste dia das 18h às 21h30.
Na CMFC, as visitas são exclusivamente guiadas e têm início às 19h e às 21h30. Localizada na Rua de Costa Cabral, este espaço, gerido pelo MNSR, apresenta uma atmosfera arrebatadora, criada no início do século XIX por Fernando de Castro, um colecionador revivalista.
Já a 18 de maio (quarta-feira), Dia Internacional dos Museus, a CMFC prossegue com visitas guiadas às 10h30, às 12h00, às 14h30 e às 16h00. No MNSR – com entrada gratuita todo o dia – a proposta é acompanhar às 13h30 a sessão comentada da peça do mês, a pintura Rapariga Deitada no Tronco de uma Árvore, do pintor oitocentista Henrique Pousão.
As visitas guiadas são gratuitas e sujeitas a marcação prévia pelo email [email protected] .