ExpoContrasts arranca elogios de Thaís de Campos

Nesta sexta-feira (15), a Rodyner Gallery inaugura a exposição ExpoContrasts, dos artistas Elvis Mourão, Kleber Lopes e Alemão. Os artistas, reconhecidos internacionalmente, expõem obras exclusivas com temáticas que remetem do graffiti à personagens de banda desenhada com pitadas surrealistas.

O cocktail de inauguração acontece a partir das 18h30, com a participação do saxofonista Robson Boier. A mostra coletiva estará patente no Palacete da Casa da Guia, em Cascais, até 30 de julho, e a entrada é livre.

Robson Boier

Thaís de Campos visitou a exposição e conversou com os artistas

Em visita à Rodyner Gallery, a renomada atriz, produtora e diretora Thaís de Campos contemplou, em primeira mão, a montagem das obras. Thaís esteve a conversar com os artistas, que revelaram a fonte de inspiração de diversos elementos simbólicos e artísticos presentes em suas obras.

A trazer personagens de banda desenhada para situações do cotidiano, evidenciando-o um lado mais humano, o artista Kleber Lopes viveu momentos marcantes em sua vida que o influenciaram a expressar-se em telas e muros a essência e detalhes do lúdico. “As minhas obras representam muito a minha infância porque eu lia muito os gibizinhos” explica o artista para Thaís de Campos.

Kleber Lopes (Divulgação)

Outro artista, que também resgata influências da infância para composição de suas obras, é o Alemão. “Tem vida, tanta informação, tanto movimento que tem essa obra” analisa Thaís de Campos. O artista explica, num dos quadros com um personagem “invisível” a navegar, que a referência veio de como se sentia quando miúdo. “Eu sou disléxico e como na sala de aula eu era invisível, então coloco os meus personagens invisíveis. O disléxico cria as coisas. Então eu criava esses elementos. Sou eu, na obra, invisível” explica o artista Alemão.

Alemão (Divulgação)

Para além de aspectos relacionados à desafios, superações e memórias da infância, o estilo mais urbano de arte, ou street art, é apresentado pelo artista Elvis Mourão que mostra algumas obras à Thaís de Campos. Numa das telas que remete a cidade de São Paulo, com cores cinzas e contrastes pretos, Thaís reage positivamente, frente à composição com vários rostos, olhos e bocas “Amei! Várias pessoas.. porque eu gosto de gente.

Elvis Mourão (Divulgação)

Monstrinhos que divertem e emocionam

O artista Elvis Mourão, que já produziu arte em parceria com diversas marcas icónicas como Ray-Ban, Festival LollaPalooza, Subway, Instituto Gabriel Medina e muros de Centros Comerciais e de praias em vários lugares do mundo, é responsável por uma coleção de imagens icônicas de monstrinhos que divertem e emocionam.

Seu trabalho, originalmente de graffiti de rua, tem ganhado novas dimensões, tanto no Brasil quanto em outros países, com versatilidade e apropriação de espaços, por sua obra, sejam quais forem os objetos e meios.

Elvis Mourão desenvolve a sua arte em ode aos sentimentos, corporificados em criaturinhas maravilhosamente sedutoras, que oferecem oportunidade para se deixar levar por estímulos à um turbilhão de emoções implicitamente relacionadas.

Elvis Mourão (Divulgação)

Paixão por banda desenhada

Apaixonado por arte e banda desenhada desde miúdo, Kleber Lopes transcende seus pensamentos do imaginário surrealista com aplicabilidade no lúdico, técnica responsável pelo seu sucesso e que é aplicada atualmente na maioria de suas telas e murais.

O artista tem uma verdadeira admiração pelo personagem do Batman, o que o fez desenvolver habilidades através de desenhos com o guache que, mais tarde, se transformou em talento para o grafite nas ruas de sua cidade.

Kleber Lopes, que é formado em Artes Plásticas, pôde aprimorar sua técnica e consequentemente ainda mais seu talento. Em todos os seus trabalhos, o artista se inspira através de um pensamento, um olhar, uma rotina, uma visita a um museu, uma viagem, um acontecimento marcante e tudo que está ao seu redor no cotidiano, onde desperta irreversivelmente a sensibilidade e a capacidade num processo criativo constante.

Kleber Lopes (Divulgação)

A materialização da invisibilidade

O Alemão já participou de mais de 40 exposições entre Brasil, EUA, Canadá, Austrália e Europa, levando sua arte em mais de 25 países. Já realizou mais de 30 participações voluntárias entre doações de obra, oficinas de grafite e pintura de murais em instituições como escolas e hospitais.

Expões suas obras em Barcelona com a exposição coletiva “Países da América Latina” em 2011, e duas vezes expôs suas obras no museu do Louvre, uma delas na exposição coletiva “Conexão Arte Brail X França, Miss Brésil France Carrossel do Louvre” em 2013

Alemão (Divulgação)

ExpoContrasts

Inauguração: 15 de julho, às 18h30

De 15 de julho a 30 de julho de 2022

Local: Rodyner Gallery (Palacete da Casa da Guia, Cascais)