Cinema ao ar livre, com entrada gratuita, na Casa da Artes em Porto

Até 24 de Agosto, o Cineclube do Porto retoma a programação de cinema ao ar livre nos jardins da Casa das Artes, no Porto, com dois ciclos de cinema de entrada gratuita. A segunda sessão acontece já no próximo sábado, 16 de julho, com a exibição de “Mulher em Guerra” de Benedikt Erlingsson.

 

O Cineclube do Porto acolhe, desde 2015, a apresentação dos filmes LUX no Porto, uma iniciativa do Parlamento Europeu. Os filmes nomeados para o prémio LUX são especialmente selecionados pela sua capacidade de sensibilização para questões sociais e políticas atuais, envolvendo o público em debates sobre a Europa, especificamente sobre o que significa “uma Europa viva”, através de filmes europeus inspiradores.

 

O prémio é votado simultaneamente pelos espectadores e pelos deputados do Parlamento Europeu. Os filmes nomeados são legendados nas 24 línguas oficiais da UE e serão organizadas exibições gratuitas em todos os Estados-Membros da UE.

 

O programa deste ano, pela primeira vez numa sessão ao ar livre, apresenta uma seleção de filmes nomeados em anos anteriores.

 

O primeiro filme exibido (9 julho) foi Cartas da Guerra, de Ivo M. Ferreira. No próximo sábado, dia 16, será exibido o vencedor do Lux Film Prize de 2018, Mulher em Guerra de Benedikt Erlingsson. O ciclo encerra a 23 de julho  com um nomeado do Lux Film Prize deste ano, Flee, animação de Jonas Poher Rasmussen.

 

PROGRAMAÇÃO

LUX, FILMES NO JARDIM

16 e 23 de Julho / 21h30

16 de julho

MULHER EM GUERRA de Benedikt Erlingsson

Vencedor do Lux Film Prize em 2018

 

23 de julho

FLEE de Jonas Poher Rasmussen

Nomeado para o Lux Film Prize em 2021

NOTA: Esta sessão abre às 20h30 com DJ Set.

 

Datas: 9, 16 e 23 de Julho / 21h30

Local: Jardins da Casa das Artes (Porto)

Uma iniciativa: Parlamento Europeu

Em parceria com: Cineclube do Porto

Apoio: Direção Regional de Cultura do Norte.

Entrada Livre

 

As Noites de Boris, realizadas desde 2016, retomam este ano a programação regular de cinema de curta-metragem ao ar livre com duas sessões . O programa de 2022 dá destaque especial ao cinema português e ao cinema de animação, retomando a parceria com a Casa da Animação. Uma iniciativa do Cineclube com o apoio Direção Regional de Cultura do Norte, também de entrada livre. As sessões acontecem nos dias 17 e 24 de agosto com sessões de cinema de animação e de cinema português, respetivamente.