Participe do Programa de Verão do MNSR e desfrute de atividades culturais enriquecedoras

O Museu Nacional de Soares dos Reis (MNSR) está com inscrições abertas para o seu Programa de Verão, oferecendo uma variedade de atividades culturais para jovens e adultos. As visitas temáticas proporcionam experiências mediadas, onde os participantes têm a oportunidade de conhecer detalhes inesperados e fatos surpreendentes sobre a história e as coleções do museu. O objetivo é disseminar e construir conhecimento junto aos visitantes. As atividades ocorrem sempre às quartas e sextas-feiras, nos horários estabelecidos. Junte-se a nós! O museu é de todos e para todos!

 

Confira abaixo os percursos disponíveis, que exploram a história do MNSR através de suas coleções:

“Percurso ou percursos? História do MNSR através das suas coleções” – 7 de junho, às 11h00
“Luz do Sol: a luz e a pintura” – 9 de junho, às 15h00
“As artes decorativas e as artes plásticas anteriores ao Romantismo” – 14 de junho, às 15h00
“Os Tesouros Nacionais da coleção do MNSR” – 16 de junho, às 15h00
“Luz do Sol: a luz e a pintura” – 21 de junho, às 11h00
“Naturalistas da escola do Porto – A pintura de paisagem” – 23 de junho, às 11h00
“Escultores contemporâneos, na sucessão de Soares dos Reis e Teixeira Lopes” – 28 de junho, às 11h00
“Os Tesouros Nacionais da coleção do MNSR” – 30 de junho, às 15h00

 

As inscrições podem ser feitas online, com um número mínimo de 5 e máximo de 15 participantes por atividade. O valor para participar é o bilhete de entrada do museu mais 2 EUR.

Aos sábados, o ponto de encontro é no MNSR. Aproveite as propostas do museu para ter uma manhã ou tarde diferente, seja sozinho ou acompanhado.

Além disso, o MNSR oferece outras atividades ao longo do mês, como oficinas e visitas orientadas, abertas a diferentes públicos:

“O que cabe nesta paisagem?”: Oficina inspirada na obra “Colheita – Ceifeiras (Lumiar) de Silva Porto”, que explora e transforma a paisagem retratada pelo artista no século XIX. Os participantes terão a oportunidade de descobrir quais animais e plantas poderiam habitar o local quando as ceifeiras retornavam para casa após o trabalho. Será realizado no dia 10 de junho, às 15h00, com valor de 6 euros e aberto ao público em geral.

“Naturalistas da escola do Porto – A pintura de paisagem”: Visita orientada no dia 17 de junho, às 15h00, voltada para jovens e adultos. O valor para participar é o bilhete de entrada do museu mais 2 euros.

Às quintas-feiras, o MNSR reserva atividades especiais fora do horário habitual. Diversos temas serão explorados em espaços inusitados do museu, proporcionando uma experiência única ao entardecer.

Minicursos de Verão: Durante o verão, o MNSR oferece minicursos que permitem desenvolver novas competências. As opções incluem ilustração científica, conservação e restauro, entre outros. Os interessados devem consultar as datas, horários e valores específicos de cada curso.

As inscrições para as atividades podem ser feitas através dos contatos indicados. É importante observar o número mínimo e máximo de participantes estabelecido para cada atividade.

Aproveite o verão de forma cultural e enriquecedora no MNSR. Explore o patrimônio artístico e histórico em um ambiente acolhedor e educativo.