A Trienal de Arquitectura de Lisboa convida todos a explorar a exposição “Foodscapes”, que estará patente no Palácio Sinel de Cordes, em Lisboa, de 14 de setembro a 16 de novembro de 2024. Esta exposição faz parte da Mostra Espanha e foi originalmente apresentada como o Pavilhão de Espanha na 18.ª Bienal de Arquitectura de Veneza.
Uma viagem pelos sistemas alimentares
Com o mote “Ao comer, digerimos territórios”, “Foodscapes” funciona como um laboratório de investigação sobre os sistemas alimentares, conectando o nosso prato a uma infinidade de lugares remotos como supermercados, estufas, quintas, cadeias de frio, redes logísticas, armazéns e aterros. Através de uma série de vídeos documentais, a exposição revela o que se esconde por trás das várias fases da produção dos alimentos, explorando modelos alternativos capazes de alimentar o mundo sem devorar o planeta.
Cinco episódios para explorar
A exposição organiza-se em torno de cinco episódios — Digestão, Consumo, Produção, Distribuição e Fundação — ilustrados por um livro de receitas e uma diversidade de vídeos documentais. Entre os destaques estão uma curta-metragem sobre a viagem invisível que a nossa comida faz quando a deitamos ao lixo, um videoclipe que funde o canto improvisado tradicional com música trap, e um ensaio audiovisual sobre a complexa interação entre sistemas de distribuição.
Detalhes da inauguração
Com curadoria de Eduardo Castillo-Vinuesa e Manuel Ocaña, a exposição inaugura a 14 de setembro, às 18h30, e estará aberta ao público de terça a sábado, das 12h às 18h30. A entrada é gratuita, proporcionando uma oportunidade única para todos os interessados em explorar os sistemas que nutrem as nossas cidades.