Mostra dos trabalhos realizados por jovens das comunidades locais e por refugiados e migrantes – 8 a 22 de fevereiro
Este sábado, dia 8 de fevereiro às 16h, inaugura, na Cooperativa Árvore, a mostra dos trabalhos desenvolvidos pelos participantes de “Habito o Mundo”. O projeto de arte comunitária e participativa procura contribuir para um melhor conhecimento da experiência vivida por pessoas refugiadas, para quebrar a cadeia de discriminação que as enreda e, dessa forma, fomentar a garantia dos direitos humanos. Tem como principal objetivo promover o desenvolvimento de competências socio emocionais e o sentimento de pertença de crianças e jovens refugiados do Norte de Portugal. Propondo-se a criar um espaço onde estas se possam expressar, partilhar e criar através de técnicas como a ilustração, desenho, pintura, graffiti, cerâmica, entre outras.
Patente nas salas dois e três, a exposição pode ser vista até dia 22 de fevereiro, terminando então num debate, nesse dia, às 15h, com artistas nacionais e internacionais, residentes no território do projeto, com experiências comunitárias, participativas e/ou migratórias para partilhar. O momento irá contar com a participação dos beneficiários do projeto.
O projeto é promovido pela Cooperativa Árvore e apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação La Caixa, no âmbito da iniciativa Partis & Art For Change. “Habito o Mundo” conta com Marta Terra na Coordenação e Direção Artística e com Inês Granja como Parceiro Social.