“Visitar Amigos e Outros Contos” conquistou o XXX Grande Prémio de Literatura DST, um dos mais prestigiados do país, no valor de 30 mil euros. A obra de Luísa Costa Gomes foi escolhida por unanimidade pelo júri, que destacou sua “energia narrativa” e personagens “poderosas na sua diversidade”.

Três décadas a iluminar a literatura portuguesa
O prémio, criado e promovido pelo dstgroup, celebra este ano 30 anos de incentivo à produção literária nacional. José Teixeira, presidente do grupo, reforçou o papel da literatura como “ferramenta de descoberta”, elogiando a capacidade da autora de capturar a “existência inquieta” humana.
O júri — composto por José Manuel Mendes, Lídia Jorge e Carlos Mendes de Sousa — também destacou outras obras finalistas, como “Toda a Gente Tem um Plano” (Bruno Vieira Amaral) e “Livro da Doença” (Djaimilia Pereira de Almeida), evidenciando a riqueza da prosa portuguesa contemporânea.
Cerimónia e celebração dos 30 anos
A entrega do prémio acontecerá no Theatro Circo, em Braga, no dia 28 de junho, com uma programação cultural especial para marcar as três décadas do galardão. O evento reforça o compromisso do dstgroup como um dos principais mecenas privados da cultura em Portugal.
Alternando entre prosa e poesia, o Grande Prémio já distinguiu nomes como Lídia Jorge, Teolinda Gersão e João Luís Barreto Guimarães. Este ano, recebeu mais de 200 candidaturas, confirmando seu lugar como um dos principais incentivos à literatura nacional.
Saiba mais em: DSTGroup

