A National Gallery of Art dos Estados Unidos adquire rara pintura holandesa do século XVII

Caspar Netscher - A Young Woman Feeding a Parrot
Caspar Netscher – A Young Woman Feeding a Parrot (1666)

A National Gallery of Art (EUA) inaugurou na última terça (04/10/2016) na cidade de Washington, DC, a exposição “Drawings for Paintings in the Age of Rembrandt” que ficará aberta ao público até o dia 02 de janeiro de 2017. A mostra traz mais de 90 desenhos e 27 pinturas de renomados mestres da idade dourada como Aelbert Cuyp, Pieter Saenredam, e Rembrandt van Rijn. Mas a rara pintura “Uma mulher que alimenta um papagaio” de Caspar Netscher, faz sua estréia no acervo da National Gallery tornando-se a “estrela” da mostra.

Presente da Lee and Juliet Folger Fund a pintura teve sua aquisição oficialmente apresentada pela National Gallery of Art um dia antes da abertura da exposição. O primeiro “Netscher” na coleção do National Gallery of Art, vai está exposto ao lado de um estudo de composição da mesma cena cedido por empréstimo pelo British Museum. Esta situação de podermos observar o “rascunho” e a pintura finalizada lado a lado, oferece uma oportunidade única para se perceber o processo de concepção e construção da obra.

Segundo o curadora da exposição, Arthur K. Wheelock Jr., afirmou ao jornal The Washington Post: “A pintura está em perfeitas condições, e nós temos esta situação incrível em que podemos apresentá-la ao lado seu projeto”.

A pintura foi comprada por uma família na Bélgica em 1930 e depositado para a custódia em um museu de Bruxelas, em 1939. Mas em 1942, durante a ocupação alemã, o trabalho tornou-se parte da coleção do líder nazista Hermann Goering. Foi doado ao Museu Von der Heydt, em Wuppertal, na Alemanha, em 1952, onde permaneceu até que foi devolvido aos herdeiros do colecionador Bélgica em 2014. No mesmo ano a obra foi vendida em um leilão da Christie por US $ 5,1 milhões, e a Lee and Juliet Folger Fund of Art adquiriu a obras de um negociante de arte de Londres, que a tinha comprado, doando a pintura de Netscher a National Gallery!

*Organização da Mostra: National Gallery of Art (Washington – EUA) e Fondation Custodia, Collection Frits Lugt (Paris – França).

Endereço: 6th & Constitution Ave NW, Edifícil Oeste, Térreo. Washington, DC, Estados Unidos
Entrada: Grátis
Data: 04 de outubro de 2016 – 02 de janeiro de 2017
Link: Site National Gallery of Art

 

Coluna – Marco Monteiro 
Marco Monteiro, brasileiro, Natal, RN, Brasil, 1975. Artista, designer, arqueólogo, ecritor e pesquisador, autor do livro didático “Artes Visuais – 2º Período” (História da Arte – Editora Geração Digital – Brasil – 2013) co-editor do “Arte351 Magazine” e Doutorando em Teoria e História da Arte. www.mmonteiro.com

Deixe um comentário