Casa da Achada inicia o ano com cinema grátis sobre Ficções Imobiliárias

cinema grátis lisboa

Limitada a 20 pessoas, a Casa da Achada inicia o ano com Ciclo de cinema grátis sobre o direito à habitação através do cinema.

A Casa da Achada começa o ano de 2021 com o retorno do clássico Ciclo de Cinema grátis que ocorre todas as segundas-feiras com filmes que são exibidos após uma apresentação e sempre que se proporcione, uma conversa entre os participantes no final da projecção.

Nesta segunda-feira, dia 4 de Janeiro, pelas 20h30, um filme proposto pelo colectivo Left Hand Rotation é exibido na Casa da Achada, no âmbito do Ciclo de Cinema “FICÇÕES IMOBILIÁRIAS: O direito à habitação através do cinema”. O filme escolhido é o 99 Casas (EEUU, 2014, 112′), de Ramin Bahrani.

O Ciclo de Cinema grátis dá-se todas as segundas-feiras às 20h30 e em todas as sessões têm apresentação e, sempre que se proporcione, conversa no final da projecção. Os filmes são legendados em português. “FICÇÕES IMOBILIÁRIAS: O direito à habitação através do cinema” é o tema que abriga todo o mês de janeiro de 2021.

 

Confira o programa do Ciclo de Cinema grátis:

4 de janeiro

99 Casas (EEUU, 2014, 112′) de Ramin Bahrani.

Dennis Nash (Andrew Garfield) perdeu a sua casa por conta da hipoteca e teve que se mudar para um pobre hotel com sua mãe (Laura Dern) e seu filho pequeno. Desesperado para reaver seu lar, ele aceita trabalhar com o imoral agente imobiliário Rick Carver (Michael Shannon), que foi a pessoa responsável pela sua perda. Logo, ele tem que ajudar Carver a expulsar outras pessoas e a desviar dinheiro do governo. Enquanto seus problemas financeiros desaparecem, a consciência de Nash passa a atormentá-lo.

11 de janeiro

Rosie: uma família sem tecto (Irlanda, 2018, 86′) de Padie Breathnach

cinema grátis em lisboa

Expulsa da casa onde vive com o marido e os três filhos, Rosie e a família vêem-se forçados a adaptar o carro como lar, enquanto tentam desesperadamente encontrar um sítio onde passar a noite. Sem a ajuda da família, ou amigos, e com a cidade lotada por causa de um concerto de Lady Gaga, o filme acompanha dois dias na vida desta família sem teto.

18 de janeiro

Still Life – Natureza Morta (China, 2006, 111′) de Zhangke Jia

cinema grátis em lisboa

A velha cidade de Fengjie já está submersa, mas o seu novo bairro ainda não foi terminado. Há coisas a salvar e há coisas a deixar para trás…
Han Saming, um mineiro, viaja para Fengjie para tentar encontrar a ex-mulher que não vê há 16 anos. Quando se encontram, nas margens do rio Yangtze, decidem voltar a casar-se. Também Shen Hong, uma enfermeira, viaja para Fengjie à procura do marido que não vê há dois anos. Abraçam-se em frente à barragem das Três Gargantas, mas apesar da dança, decidem separar-se.
Leão de Ouro em Veneza, o filme consagra Jia Zhang-ke como o mais singular e importante realizador chinês da nova geração. Depois de “Plataforma” e “O Mundo”, “Still Life – Natureza Morta” filma duas histórias de amor e ruptura, tendo como pano de fundo a polémica construção da barragem das Três Gargantas.

25 de janeiro

Ficção Imobiliária

Sessão ao vivo com o colectivo Left Hand Rotation

Projeção e Debate

 

Ciclo de Cinema grátis na Casa da Achada

Todas as segundas, pelas 20h30

Casa da Achada – Centro Mário Dionísio
Rua da Achada, n.º 11, r/C
1100-004 Lisboa

www.centromariodionisio.org

Entrada livre.
Lotação limitada a 20 pessoas, com máscara.