Leitura de Uma terra prometida, do ex-presidente Barack Obama

barack obama

A leitura do meu momento atual é “Uma Terra Prometida”, do ex-presidente Barack Obama.

Em meu parco entender, o título em inglês “A Promised Land” faz mais sentido porque remete à religiosidade e ao decantado “American Dream”, um modo efetivo de ser e conduzir-se na vida pois a crença é de que a América é uma terra de oportunidades; fosse eu um nativo de qualquer ponto do Alabama esta seria a minha crença.

A narrativa é complexa e percorre-se, – no meu caso -, com gosto e muita alegria os labirintos da política norteamericana até porque sabemos da vitória histórica. Porém, se servir para alguém a minha experiência de agora com essa leitura autobiográfica, recomendo para que não cometam o meu suposto “erro”.

Leiam antes a biografia de Michele Obama!!!! E porquê? Em seu livro ele vai pontuando a figura dela num crescendo extraordinário. Ou seja, se tornou-se um grande homem é porque havia por trás uma grande mulher. E fica bem claro ser um cérebro do cão!!!!! Fantástica. Mas agora dei a partida e Michele me entenderá quando houver nosso encontro com suas revelações. E dela espero ler confissões arrepiantes como a passagem na qual ele revela ser Michele tetraneta de um homem que nasceu como escravo numa plantação de arroz na Carolina do Sul e conclui, com firmeza e simplicidade que “concorria contra o peso implacável do passado, a inércia, o fatalismo e o medo que isso produzia”.

Sobra desafio, solidão e coragem para mudar o curso da História de um país ao longo de setecentas e cinquenta e uma páginas. Seu “Yes, we can” reverbera no espaço/tempo. Um herói desse nosso novo século.