Sobre o sonho de uma projeção de cinema que tive hoje à tarde, não era meu o filme, nem parece o desejo de realizar essa dificílima tarefa de tentar se comunicar com as crianças, esses seres mágicos e de uma imprevisível sensibilidade.Tem outros significados.
O público presente, uma mistura de gente de cinema com crianças , num clima de congraçamento, parece revelar o desejo Inconsciente de sair desse luto a que nos relegaram, e ao cinema brasileiro, de recuperar a capacidade lúdica dessas crianças, ou de sua alegria, e o contentamento pelo aplauso à nossa forma de expressão, hoje tão vilipendiada.
Uma evidente relação de afeto entre nós e com aquilo que fazemos. E com a qual temos uma devoção quase religiosa. Não por acaso a projeção é dentro de uma igreja – como foi a do Azyllo muito louco, do Mestre Nelson Pereira dos Santos, na Igreja de Santa Rita, em Paraty, em 1970 para nossa equipe, convidados e aberta ao público gratuitamente – uma atmosfera também presente no sonho. E muitos outros significados que descobriremos.Como num doce de mil folhas.
SONHOS
Estou com amigos de Cinema de várias gerações, alunos meus também de diversos cursos e oficinas, na estréia de um filme de alguém conhecido. É um filme infantil e a platéia também é composta por muitas crianças, e elas aplaudem muito. NÃO é numa sala de cinema, é uma tela dentro de uma igreja. Aos poucos vamos nos retirando e há um clima agradável de congraçamento. E acordo. Vou analisar mais tarde, ou amanhã, decodificar a Linguagem do meu Inconsciente e tentar compreender o seu recado.