Fernando Pessoa é tema de filme rodado apenas com telemóvel

o idolo filme

O Ídolo é o primeiro filme de Fernando Pessoa totalmente filmado com o novo lançamento da Samsung e que estreia a 12 de maio.

Nesta quarta (12) está programada a estreia do filme O Ídolo, do realizador e argumentista Pedro Varela, em conjunto com a Agencia Uzina e produção da Blanche Filmes, em parceria com a Samsung. Juntos, estão a dar vida a um argumento escrito há quase cem anos por um dos maiores génios da Literatura portuguesa, Fernando Pessoa.

Fernando Pessoa, para além de poeta, filósofo, dramaturgo, publicitário, astrólogo, crítico literário, também era argumentista. “Note for a thriller, or film“, escrito há quase cem anos, deu origem ao filme O Ídolo, uma história onde intriga, mistério e suspense se cruzam com a disputa por um objecto precioso a bordo de um navio transatlântico.

Lançado em 2011, o livro “Fernando Pessoa – Argumentos para Filmes” mostrou-nos uma nova faceta da vida e obra do artista, o seu interesse pelo Cinema e pela sua dimensão artística na perspetiva do autor. Um livro que nos dá a conhecer seis argumentos originais (em português, inglês e francês) que refletem, na sua maioria, temas que todos reconhecemos do mundo pessoano, como as múltiplas identidades do ser e a curiosidade pela natureza humana.

Para a produção do filme O Ídolo, foi recriada a Ecce Film, a produtora pensada por Fernando Pessoa com um logotipo desenhado pelo próprio, que seria responsável pela produção dos seus argumentos.

 

O Ídolo – O primeiro filme de Fernando Pessoa

O Ídolo nasce de um argumento inédito, escrito há quase cem anos, em que diversas personagens recebem a difícil missão de transportar um artefacto de valor incalculável a bordo de um navio que faz a travessia transatlântica entre Nova Iorque e Southampton.

Este jogo arriscado, que mais parece um estudo sobre a natureza humana, é o ponto de partida de uma aventura onde ninguém é quem aparenta ser. A aventura, contada no formato de curta-metragem, tem a duração de 20 minutos, naquele que é o primeiro filme produzido a partir de um argumento de Fernando Pessoa, a chegar aos ecrãs.

A produção do filme decorreu durante 6 dias, entre Viana do Castelo, a Serra de Sintra e Lisboa, sendo que toda a ação nos remete para o ano de 1928. A realização e a escrita do guião estiveram a cargo do realizador Pedro Varela e o filme foi totalmente rodado com o novo Samsung Galaxy S21 Ultra 5G.

Foto: Pedro Varela (Divulgação)

Entre os trabalhos mais importantes de Pedro Varela destacam-se a série “Os Filhos do Rock”, o remake do clássico “A Canção de Lisboa”, a série “Esperança” que estreou recentemente, as campanhas “Can’t Skip Us” e “Tu Podes” para o Turismo de Portugal e o fenómeno mundial “Andrà Tutto Bene” com Cristovám. A sua última longa-metragem, “The Seven Sorrows of Mary”, foi filmada no Rio de Janeiro e deverá ser lançada ainda este ano. Agora, escreveu o guião e realizou aquele que é o primeiro filme de um dos seus ídolos: Fernando Pessoa.

O elenco conta com atores nacionais reconhecidos pelo grande público como Tiago Felizardo, Ana Vilela da Costa, Soraia Tavares e Paula Magalhães. O restante elenco é assegurado por participações internacionais.

Foto: Tiago Felizardo (Augusto Sotto)
Foto: Ana Vilela Costa (Emily Nogueira)
Foto: Soraia Tavares (Blanche Calloway)
Foto: Paula Magalhães (Ofélia)

 

“Quando me surgiu o desafio da Samsung e da Uzina para revisitar esta faceta praticamente desconhecida de Fernando Pessoa, não hesitei. Desde o primeiro minuto que senti o enorme privilégio e a responsabilidade de continuar uma ideia escrita há quase cem anos, por uma das nossas maiores referências culturais. Criar personagens e dar-lhes voz, esse é o lugar onde sou feliz, e aqui senti que partilhei esse momento com alguém que sempre foi uma gigante influência na minha vida. Fazer justiça ao que o Pessoa teria na sua intenção original, foi o meu único objectivo. Foi esse o meu mergulho. Apesar do desafio de filmar o filme através de um smartphone, não podia estar mais feliz com o resultado final.”

refere o realizador Pedro Varela.

Através deste projeto, a marca concretiza o seu lema de #DoWhatYouCant, trazendo para o público português a realização de um argumento escrito há quase 100 anos, nunca antes levado ao cinema, mostrando à audiência uma nova obra de um dos maiores heróis literários do país.

Pode ver o trailer e outros conteúdos relativos a este projeto nas redes sociais da Samsung. A estreia do primeiro filme de Fernando Pessoa, O ÍDOLO, está agendada para esta quarta, dia 12 de maio.

Visite www.samsung.com/pt/idolo