O episódio de número 33, do podcast Dicionário de Artistas – uma série sobre artistas contemporâneos nas plataformas digitais do CCB, traz o tema Organismos, dedicado a Oleg Kulik. Esse episódio é de Gonçalo M. Tavares, com leitura de Ana Zanatti.
Organismos
dedicado a Oleg Kulik
Animais que nos distraem da flor e dos traços abstractos de certas pinturas, porque o medo apenas vem do concreto, do orgânico, daquilo que pode morder – e o medo exige atenção.
Da direita para a esquerda apreciamos diversos reinos: as plantas silenciosas, mas nada românticas, que com as raízes sujas encostadas às toupeiras tramam ataques clandestinos às raparigas ingénuas e às suas declarações de amor; e depois ainda animais e homens repelentes, uns e outros que, após uma explosão, confundem-se numa massa preta onde existe um sofrimento comum, como se dali nascesse um coração único: o sofrimento bate determinadas pulsações que todos escutam. A planta arrancada à terra sabedora, a terra sabedora atirada aos olhos do animal morto, e o homem que quer falar e só respira. Tudo o que é orgânico se mistura por fim na explosão.
Gonçalo M. Tavares

À quarta-feira, o CCB disponibiliza um texto inédito de Gonçalo M. Tavares sobre artistas contemporâneos.
Para ler em www.ccb.pt e ouvir no spotify do CCB.