Pele Escura apresenta conversas sobre racismo e pós-colonialismo

Neste domingo (4), o Centro Cultural de Belém recebe a apresentação do novo projeto de Graça Castanheira acompanhado por conversas sobre racismo e pós-colonialismo, temáticas que estão na génese de Pele Escura.

“Pele escura – da periferia para o centro” é uma estreia absoluta e parte de uma ideia original de Kalaf Epalanga. O filme representa a viagem da periferia ao centro de seis amigos afro descendentes, inscrevendo-se na paisagem branca e nas suas marcas exteriores de prosperidade.

Seis amigos negros de locais diferentes da periferia de Lisboa – Porto Brandão e Cacém – decidem deslocar-se ao Centro Cultural de Belém para assistir a um espetáculo. Alternando o olhar entre o percurso de uns e de outros, ficamos a saber o que pensam e sentem enquanto se dirigem à cidade – Lisa, como lhe chamam. Uma reflexão sobre centro e periferia, negros e brancos, racismo e inclusão.

Entre as várias sessões terão lugar diversas conversas no Pequeno Auditório que expandem e abordam as várias problemáticas que estão na génese de “Pele Escura”.

Depois da projeção deste filme de quinze minutos, estão programadas cinco conversas de reflexão sobre racismo e pós-colonialismo, temáticas que o filme aborda, com oradores de áreas distintas do conhecimento: António Brito Guterres, Ricardo Bak Gordon, Zia Soares, Selma Uamusse, Karina Carvalho, Paula Cardoso, Manuel Dias dos Santos Diogo Ramada Curto, Graça Castanheira e Meirinho Mendes.

 

Programa Pele Escura

Moderadora: Angella Graça, presidente da direção do INMUNE – Instituto da Mulher Negra em Portugal

 

15h00: FILME

15h30: Conversa A Memória e a Arquitetura da Cidade > António Brito Guterres (Urbanista e Investigador no ISCTE-IUL) e Ricardo Bak Gordon (Arquiteto)

 

16h00: FILME

16h30: Conversa Cultura e Arte – Do Centro à Periferia > Zia Soares (Diretora Artística, Atriz, Encenadora) e Selma Uamusse (Cantora)

 

17h00: FILME

17h30: Conversa O Cunho da História na Construção Social e Identitária > Karina Carvalho (Socióloga, Diretora Executiva da TI Portugal) e Paula Cardoso (Jornalista)

 

18h00: FILME

18h30: Conversa A Imagem como Elemento de Comunicação e Afirmação > Manuel Dias dos Santos (Sociólogo, Membro Fundador da Plataforma de Reflexão Angola) e Diogo Ramada Curto (Professor da Universidade Nova de Lisboa, Historiador e Investigador)

 

19h00: FILME

19h30: Conversa Pele Escura – Linhas de uma Luta Coletiva > Graça Castanheira (Realizadora de Pele Escura) e Meirinho Mendes (Encenador e Diretor de atores de Pele Escura)

20h00 FILME