25 intervenções de arte urbana para ver em Lisboa no Festival MURO

Onde a arte urbana pode se manifestar

Durante dez dias, o público pode ver e acompanhar a criação de novas intervenções artísticas de artistas consagrados, emergentes, portugueses e estrangeiros, residentes e nómadas urbanos.

A partir deste sábado (3) começa a 4.ª edição do MURO Festival de Arte Urbana LX_2021 com mais de 60 artistas nacionais e estrangeiros que, em nome individual ou coletivo, vão realizar 25 intervenções de arte urbana no Parque das Nações, três exposições, duas instalações e um workshop. O Festival é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, em coprodução com a Junta de Freguesia do Parque das Nações e a Gebalis.

As intervenções artísticas podem ser visitadas livremente ou com recurso aos percursos disponíveis no site do Festival. Também há visitas guiadas de 9 a 11 de julho.

Foto: Facebook (Divulgação)

Artistas em estreia em Portugal ou em Lisboa, nomes consagrados e nomes emergentes, a 4.ª edição do MURO LX_2021 abarca uma diversidade de propostas e de géneros artísticos, com uma forte presença de artistas de grafitti, que estão já a ficar visíveis por todo o Parque das Nações, em pilares da Ponte Vasco da Gama, campos de basquetebol, empenas de prédios, atravessamentos pedonais e muros de comboio. Duas das 25 intervenções já se encontram totalmente concluídas e, a partir desta semana, e até ao final do festival, Lisboa e o Parque das Nações vão ver nascer uma a uma as propostas de intervenções dos restantes artistas.

Com o mote O MURO QUE NOS (RE)ÚNE, uma reunião provocada pela força transformadora da arte urbana na nossa capital, o MURO LX_2021 apresenta três núcleos de programação em três zonas do Parque das Nações e um ponto de encontro: a Gare do Oriente.

O núcleo da Multiculturalidade, no Casal dos Machados, interliga os conceitos de comunidade, nações, culturas e igualdade através de intervenções em empenas dos edifícios e muros pelos três vencedores do Open Call Artista MURO LX_2021, Juan José Surace, MOTS e Rocket01, pelo Colectivo Rua (intervenção já concluída na Rua Padre Joaquim Alves Correia), D*Face (intervenção já concluída na Av. Aquilino Ribeiro Machado), IAmEelco, Los Pepes, Nark, Pedro Podre e Stom500.

Foto: Facebook (Divulgação)

O núcleo da Sustentabilidade, na Av. de Pádua, vem dar relevo ao constante incremento de qualidade do ambiente e da vida em Lisboa, muitas vezes intermediado pelas artes, com as intervenções dos artistas Bordallo II, que apresenta uma intervenção inédita, o Grupo Visegrado – Mikołaj Rejs (PL), Fat Heat (HU), Tomáš Junker aka Pauser (CZ) e Dupla RCLS (SK) – Jacqueline de Montaigne, Krus e Thiago Mazza.

O núcleo da Cultura Urbana, no Parque Tejo, vem realçar a força tão peculiar que o MURO LX_21 exerce como fator de reunião e de cruzamento através de uma forte presença do graffiti nos pilares e muro da Ponte Vasco da Gama, assim como nos campos de basquete a criar e no Skatepark. Para além do writer português Odeith, e da writer columbiana Zurik, vão marcar presença os artistas Nuno Viegas, o colectivo Thunders, que inclui Bray, Chure, Monster, Klit, Mar e Mosaik – e Trafic.

A Gare do Oriente é o ponto de reunião do festival MURO LX_2021, onde é possível visitar as três exposições: Obliquity, de Odeith, Karma de Crack Kids, assim como as instalações Around, de Fahr021.3 e Before I Die, de Rita Cabaço.

 

Programação do Festival de arte urbana Muro:

Acesso Livre

Núcleo da Multiculturalidade – Bairro Casal dos Machados (Google Maps)
Núcleo da Sustentabilidade – Av. Pádua (Google Maps)
Núcleo da Cultura Urbana – Parque Tejo (Google Maps)

Exposições

Obliquity – Odeith
Gare do Oriente
Acesso livre
10h às 21h

Karma – Crack Kids
Gare do Oriente
Acesso livre
10h às 21h

Instalações

Around – Fahr021.3
Gare do Oriente
Acesso livre
10h às 21h

Before I Die – Rita Cabaço
Gare Oriente, Centro Comercial Vasco Gama e Parque Tejo
Acesso livre
10h às 21h

Visitas Guiadas
Gratuito, mediante reserva

Sexta, 9 de Julho
Parque Tejo 16h-18h
Casal dos Machados 16h-18h
Av. Pádua 16h-18h

Sábado 10 de Julho
Parque Tejo 10h-12h,16h-18h
Casal dos Machados 10h-12h, 16h-18h
Av. Pádua 10h-12h

Domingo 11 de Julho
Parque Tejo 10h-12h,16h-18h
Casal dos Machados 10h-12h, 16h-18h
Av. Pádua 10h-12h, 16h-18h

Reservas:
Para realizar a reserva da visita guiada envie por favor um email com o seu nome, número de pessoas, data e hora pretendidas para: [email protected]. A resposta ao email de reserva servirá de comprovativo da mesma.

Workshop
Sopa de Letras
João Varela
Gratuito, mediante reserva
Nº de participantes: 6 a 8 por cada bloco horário de 1h

O workshop tem como objetivo central a experimentação e contacto com diversas técnicas comuns de arte urbana, como o stencil, paste-up, caligrafia com tinta plástica e spray.

Sábado e domingo 3 e 4 Julho
Local: Bairro Casal dos Machados
Manhã: 10h30—11h30,12h—13h
Tarde: 14h30—15h30, 16h—17h, 17h—18h

Sábado e domingo 10 e 11 de Julho
Local: Parque Tejo
Manhã: 10h30—11h30, 12h—13h
Tarde: 14h30—15h30, 16h—17h, 17h—18h

Reservas:
Para realizar a reserva do workshop envie um e-mail com o nome, número de pessoas, data e hora pretendidas para: [email protected]. A resposta ao e-mail de reserva servirá de comprovativo para a realização da atividade.

O programa pode ter alterações, de acordo com as medidas de Saúde Pública em vigor.