Jardins abertos 2021 com atividades gratuitas em Lisboa

gulbenkian

Nos dois próximos fins-de-semana, o Festival Jardins Abertos 2021 arranca com programas diurno e noturno.

Em sua oitava edição, o Festival Jardins Abertos 2021 acontece nos dias 4, 5, 11 e 12 de setembro e oferece percursos e visitas guiadas, exposições e outras atividades ligadas a estes espaços verdes, com destaques à programação nocturna, que permitirá ver os jardins de Lisboa sob outra luz, das 18h às 22h.

Na abertura do Festival (4) de setembro, o British Cemetery poderá ser visitado das 10h e às 13h (o convite repete-se no dia 11). Despido da brancura habitual do mármore, este jardim-cemitério destaca-se graças ao verde do musgo sobre as lápides de pedra, do buxo plantado nas campas e da abóbada das folhas das árvores.

British Cemetery (Divulgação)

Nos mesmos dias, 4 e 11 de Setembro, das 10h às 13h e das 14h às 18h, o Parque Botânico do Monteiro-Mor, no Largo Júlio Castilho estará também aberto. Actualmente anexo aos museus do Traje e do Teatro e da Dança, no Lumiar, tem cerca de 11 hectares e foi eternizado na poesia de Almeida Garrett, que descreve as “belezas desse parque, entre essas flores”.

Parque Botânico do Monteiro-Mor (Divulgação)

Também, no primeiro fim-de-semana (4) e (5) de setembro, abrem-se as portas da Estufa Fria de Lisboa, do Jardim da Estrela, do Jardim Gulbenkian, dos Jardins do Palácio Pimenta e da Quinta Pedagógica dos Olivais.

O desafio é conhecer o Jardim do Palacete de São Bento, no qual se encontra instalada a Residência Oficial do Primeiro-Ministro de Portugal, que estará aberto a 5 de Setembro, entre as 10h e as 17h, e voltará a abrir no último dia do festival, a 12 de setembro.

Jardim do Palacete de São Bento (Divulgação)

No último domingo, há mais uma surpresa: um jardim privado e secreto. Baptizado como Tropicalixboa, começou a ser plantado há apenas três anos, mas rapidamente se constituiu como uma exuberante colecção botânica. Num espaço rodeado de edifícios altos, com árvores de grande porte, reuniram-se as condições de luz e humidade propícias para o cultivo de plantas tropicais.

Já entre as actividades programadas, destacam-se os percursos guiados – “Novidades pela Praça de Espanha” e “Um jardim ao fim do dia” – e as visitas guiadas, ao Jardim da Procuradoria Geral da República e ao Tropicalixboa. Contudo há mais para ver e fazer. A exposição “Regando o Passado”, no espaço da associação Prisma, convida-nos a descobrir a encantadora história de um humilde pátio verde, no centro histórico Lisboeta, todos os sábados e domingos do festival, das 18h às 22h.

Foto: Ana Maria Holstein Beck, 1925 (Divulgação) – Exposição “Regando o Passado”

Para as famílias, a Quinta Pedagógica dos Olivais convida a provar e descobrir várias formas de consumir frutas e legumes nos dias 11 e 12 de Setembro. Entretanto há mais actividades programadas, a exemplo de uma oficina para aprender a produzir tinta com os bugalhos do jardim.

Consulta a programação completa no site do Jardins Abertos e inscreve-te já.

Quinta Pedagógica dos Olivais (Divulgação)