Altrove é uma exposição coletiva na AINORI Contemporary Art Gallery

Nesta quinta (30) de setembro, das 18h00 às 21h00, a AINORI Contemporary Art Gallery inaugura exposição coletiva das artistas portuguesas Maria José Cabral, Mariana Malheiro, Vera Matias e da artista espanhola Paula López, sob o tema ALTROVE.

As protagonistas desta exposição utilizam formas e cores para descrever a sua vida quotidiana e o seu “eu” criativo, para que cada criação assuma as conotações de um “atelier de artista” original, centrado no mundo das emoções pessoais e coletivas.

Este processo é bem expresso pelo título da exposição. Altrove cuja raiz mergulha na ancestralidade latina aliter-ubi, “diferentemente onde”, é uma palavra italiana que mantém o significado: “noutro lugar”. Altrove pretende então ser aqui um lugar que simboliza a ausência do empírico, do banal; uma esfera de experiência destinada a sugerir um desejo de fuga, de evasão, e que toma forma concreta em obras em que as protagonistas representam sobre tela, ou sobre papel, o seu devir no mundo, reelaborando o passado e imaginando o futuro.

Todas as obras em Altrove apresentam frequentemente justaposições imprevisíveis que desorientam e divertem ao mesmo tempo; obras em que o ato de ver das artistas é reconstituído pelos sinais traçados na tela ou no papel. Embora a exposição apresente obras muito diferentes, o fio subtil do “diferentemente onde” permite-nos apreender a procura geracional contemporânea de novos horizontes dentro da complexa e evasiva actualidade.

A entrada é livre, a inauguração conta com a presença das artistas e a exposição estará patente até ao dia 30 de Outubro 2021, de terça a sábado, durante o horário compreendido entre as 15 e as 20 horas.

 

AINORI Contemporary Art Gallery

Rua das Fontaínhas, 70A, Alcântara – Lisboa

Exposição colectiva Altrove

De 30 de setembro a 30 de outubro