“Como é Celebrado o Ramadão” é um filme para ver em janeiro

A Zero em Comportamento apresenta, na Biblioteca Municipal de Marvila e de Alcântara, e no Auditório Carlos Paredes, O Filme do Mês “Como é Celebrado o Ramadão”. Em janeiro é exibido o filme coletivo, produzido no laboratório audiovisual do CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia.

Neste sábado (8), pelas 18h, o filme é exibido na Biblioteca Municipal de Alcântara, e reexibido na Biblioteca Municipal de Marvila, no dia 21 janeiro, às 21h, com uma sessão seguida de debate com as realizadoras. “Como é Celebrado o Ramadão” se despede no dia 27 janeiro, às 21h, no Auditório Carlos Paredes.

É obrigatória efetuar a reserva até às 15h do dia da sessão através do email: [email protected]

Se o islão é um denominador comum a todas as populações muçulmanas, existem várias maneiras de o celebrar e muitas são marcadas por diferentes projetos pessoais e coletivos.

O filme revela o ambiente do mês do Ramadão em vários momentos, desde o seu começo, cheio de entusiasmo e frenesim ao cansaço dos últimos dias. Num contexto onde o jejum não é uma prática comum nem maioritária, este documentário segue as personagens pelas suas ruas, pelas suas paisagens e pelos seus mundos.

Resulta de um processo criativo partilhado e coloca em pano de fundo uma Lisboa próxima e reconhecível, num movimento de aproximação humana do cinema.

Ficha técnica: De Amaya Sumpsi, Carlos Lima, Catarina Alves Costa, Joana Lucas, Raquel Carvalheira, Teresa Costa
Documentário, Portugal, 2019, 66 min

“Como é Celebrado o Ramadão”

De 8 de janeiro a 27 de janeiro

Locais: Biblioteca de Alcântara (Rua José Dias Coelho, 29), Biblioteca de Marvila (Rua António Gedeão) e Auditório Carlos Paredes (Avenida Gomes Pereira 17)

Preço: 4€

Obrigatória reserva até às 15h do dia da sessão através do email: [email protected]