Espaço Talante lança programa para junho com poesia, foto e leitura

Inaugurado há duas semanas, o Espaço Talante está situado no espaço da livraria Ler Devagar, na LX Factory, e dedica-se às artes lusófonas.

Em junho, terá ciclo de leituras, tertúlias e uma exposição fotográfica sobre músicos de rua, com imagens feitas ao redor do mundo por Paulo Mendonça, que é fotógrafo, guionista, produtor e realizador de cinema, teatrólogo, compositor e vice-presidente da Academia Brasileira de Cinema.

Já a mostra de estreia, “Objeto de poeta e livro de artistas”, fica em cartaz até o dia 18 e revela o lado artista plástico do renomado poeta brasileiro Ferreira Gullar. Confira o programa:

 

08 de junho – 18h30 às 20h

CLUBE DE LEITURA 

Com o livro “O PLANTADOR DE ABÓBORA, de Luis Cardoso

Mediação de Cris Zanetti e Dani Pierre

Bilhete:15€

Inscrições pelo e-mail [email protected]

 

09 de junho – 19h 

TERTÚLIA DO FERREIRA 

O ator Antonio Grassi e a poeta Alexandra Maia farão a leitura de poemas do nosso artista do mês, o poeta Ferreira Gullar que está com exposição do espaço até dia 18 de junho. Além da leitura de poemas do autor, a tertúlia contará um pouco da sua trajetória. Ouviremos as suas poesias cercados das suas obras plásticas e livros artes.

Entrada Livre.

 

14 de junho – 10h às 12h30

AULA MAGNA ATOR – CRIADOR 

Com a atriz e guionista LIVIA GAUDENCIO

 

A partir de ferramentas da escrita de guiões, o curso pretende que atores e atrizes escrevam as suas próprias cenas e preparem uma apresentação, seja para a câmera ou para o palco.

Entrada Livre – Inscrições pelo e-mail: [email protected]

 

 

15 de junho – 10h às 12h30

CICLO DE LEITURA NO ESPAÇO TALANTE

Guião a ser lido:

“ANTES QUE EU ME ESQUEÇA” 

De Luisa Parnes, realização de Tiago Arakilian

 

Uma roda de conversa sobre o guião, mediada por Cris Zanetti, Dani Pierre e Ciça Castello, responsável pelo elenco do filme.

 

Uma conversa que amplia a história em muitas direções. O ponto de partida é o ambiente social, os sentimentos que permeiam os personagens e as suas referências visuais, musicais e literárias.

 

Entrada Livre – Inscrições pelo e-mail: [email protected]

 

15 de junho – 18h

TERTÚLIA POÉTICA COM ALEXANDRA MAIA

Um encontro poético do Brasil com Portugal. Alexandra Maia recebe Ana Freitas Reis, Inês Fonseca Santos e Mônica de Aquino.

 

A partir de 23 de junho

EXPOSIÇÃO MÚSICOS DE RUA, DE PAULO MENDONÇA

Paulo Mendonça é fotógrafo, guionista, produtor e realizador de cinema, teatrólogo, compositor e, desde 2017, vice-presidente da Academia Brasileira de Cinema.

 

Esta exposição fotográfica é uma homenagem àqueles que oferecem, seja por sobrevivência, diversão ou visibilidade, o seu talento nas ruas, diante da indiferença de quem passa ou da atenção de quem, ao passar, ouve-os, e, ao ouvi-los, dedica-lhes um átimo de seu tempo e uma reverente moeda. A qualquer tempo, em qualquer canto do mundo, acima do som feio das cidades, sempre haverá, dignamente, um músico a oferecer a sua música como o encanto das ruas.

 

Até 18 de junho

OBJETO DE POETA E LIVRO DE ARTISTAS

Ferreira Gullar

“Objeto de poeta e livro de artistas” tem a curadoria da poeta Cláudia Ahimsa, viúva de Ferreira Gullar. Na exposição, o visitante poderá acompanhar como uma colagem de papel leva a uma série de esculturas em metal, e livro-objeto; como um caderno para desenhar (primeiro presente de Cláudia Ahimsa para Gullar) retorna caderno de desenhos para ela, e volta livro-objeto de presente (póstumo) para ele; como uma fotografia que leva a uma foto-instalação imersiva, que leva a um livro de colagens. O livro, que contém as obras, está à venda.

ESPAÇO TALANTE

Local: Ler Devagar – LX Factory

Morada: Rua Rodrigues Faria, 103, ed. G 0.3 / 1300-501

Horário de Funcionamento: de terça a domingo entre 14h e 20h