Já são conhecidas as que participam da École des Maîtres 2022

Teatro Nacional D. Maria II e Teatro Académico de Gil Vicente selecionam 4 atores e atrizes para projeto internacional École des Maîtres. 

Já são conhecidas as candidaturas portuguesas selecionadas para participar na edição de 2022 da École des Maîtres. Ana Baptista, Eduardo Molina, Filipa Matta e Filipe Cates são as/os quatro atrizes e atores de Portugal que se juntam aos 12 artistas, provenientes de Itália, Bélgica e França, para participarem no conceituado curso internacional de aperfeiçoamento teatral.

A edição deste ano será orientada pelo ator e encenador argentino Claudio Tolcachir e terá início em Udine (25 de agosto a 5 de setembro de 2022) e prosseguirá com etapas de trabalho e apresentações públicas nas diversas sedes europeias do projeto: Liège (6 a 8 de setembro); Lisboa (9 a 11 de setembro); Coimbra (12 a 16 de setembro); Milão (17 a 21 de setembro); Caen (22 a 26 de setembro) e Reims (27 de setembro a 1 de outubro).

A École des Maîtres é um dos mais significativos projetos internacionais de formação teatral avançada. Desde 2019 é coorganizado em Portugal pelo Teatro Académico de Gil Vicente e pelo Teatro Nacional D. Maria II. Esta edição decorre com o apoio de quatro países europeus – Bélgica, Itália, França e Portugal – e tem como objetivo relacionar artistas europeus com idades entre os 24 e os 35 anos, oriundos de escolas de teatro europeias e com experiência profissional, com encenadores de renome internacional. A École de Maîtres é um projeto de formação teatral avançada, idealizado por Franco Quadri em 1990.